EnglishEspañolPortuguês

EUA fazem operação para salvar 70 mil ovos de tartarugas da maré negra

2 de julho de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Uma das maiores operações para salvar tartarugas marinhas da história será realizada nos próximos dias no Golfo do México, com a retirada de 70 mil ovos destes animais de praias sujas de petróleo na Flórida e no Alabama, segundo informaram as autoridades.

Para evitar que as crias se contaminem ao nascer com o petróleo das praias, os ovos serão transportados em caminhões de uma conhecida empresa de correio privado 1.000 km até a região de Cabo Canaveral, no Atlântico, e colocados em um depósito para ser incubados sob condições similares às de um ninho na areia, de acordo com informações de  funcionários de entidades ambientais.

Tartaruga morta pelo óleo em praia do Mississippi: operação tenta salvar 70 mil ovos na costa americana
Tartaruga morta pelo óleo em praia do Mississippi (Foto: Reprodução/AFP)

“O período de incubação dura entre 50 e 60 dias e, quando estiverem no ponto de eclosão, os ovos serão levados às praias do centro-leste da Flórida durante a noite para que (as tartaruguinhas) possam entrar no mar”, disse Patricia Behnke, encarregada de conservação de espécies de habitat na Comissão de Conservação da Vida Silvestre da Flórida (FWC), à AFP.

As praias da Flórida reúnem a maior concentração de ninhos de tartaruga dos Estados Unidos. As tartarugas dão cria entre abril e setembro, e um grande número de ninhos fica na região noroeste deste estado do sul dos EUA, alcançada pelo gigantesco vazamento de petróleo da companhia petrolífera britânica BP.

“Há 700 ninhos de tartaruga na Flórida e a área afetada, e o número de ovos em cada um está entre os 100 e os 128”, disse Behnke, elevando o total de crias resgatadas eventualmente para 70 mil.

“Um plano como este não tem absolutamente nenhum precedente e é algo que os cientistas não queriam nunca ter que fazer”, mas “as crias enfrentariam um alto risco e muito provavelmente não sobreviveriam” ao contato com o petróleo, disse a agente.

O plano de coleta de ovos de tartarugas, que se realiza escavando na areia praticamente com as mãos para não os danificar, estará em pleno funcionamento em meados de julho e se estenderá por quatro meses, explicou.

“Temos pessoas que trabalham como voluntários e vão diariamente muito cedo à praia pra revisar os ninhos e qualquer que seja o número de ovos, os colocam em um recipiente especialmente acondicionado com areia e outros elementos de proteção, na qual são transportados fora da área”, informou.

Trabalham na operação de salvamento, além da FWC e a agência oceânica e meteorológica americana (NOAA).

A NOAA admitiu, por sua vez, que a maciça operação não é o ideal porque muitos ovos poderiam sofrer danos por falta de condições adequadas, mas afirmou que não fazê-lo poderia implicar perder quase uma geração inteira – quase todos os filhotes de tartarugas marinhas deste ano – na região norte do Golfo.

O maior número de tartarugas resgatadas corresponderá à espécie tartaruga-cabeçuda, a maior tartaruga marinha de casco duro do mundo, que na idade adulta alcança mais de 80 kg.

Grupos de proteção de animais disseram esta semana que 430 tartarugas, algumas delas de espécies em risco de extinção, morreram até o momento por causa do vazamento de petróleo da BP, iniciado em 20 de abril, e que se tornou o maior desastre ecológico da história dos Estados Unidos.

Com informações da AFP

Você viu?

Ir para o topo