EnglishEspañolPortuguês

ONG Chicote Nunca Mais atende mais um cavalo dentro do Projeto Resgatar

1 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Marcio de Almeida Bueno
[email protected]

Nesta segunda-feira, dia 31 de maio, a ONG Chicote Nunca Mais (http://chicotenuncamais.org) realizou mais um atendimento a cavalo de carroça, dentro do Projeto Resgatar. Após indicação da protetora Ana Emília Brosina, que pedia ajuda para um cavalo com tumor na perna, foi feita a visita à casa do carroceiro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Estiveram presentes a presidente da entidade, Fair Soares, e o veterinário Chico Gusso, que constatou no cavalo um nódulo gorduroso, do tamanho de uma bola de gude, que não causava problemas. O equino, com mais de vinte anos, estava muito magro e apresentava uma enorme ferida no lombo, em cima da coluna vertebral, causada pelo encilhamento.

Foi ministrado vermífugo ao animal, sendo orientado o tutor sobre o cuidado com o ferimento e troca de curativo. Também houve atendimento odontológico, para tirar as pontas que se formam nos dentes, que machuam as gengivas e dificultam a mastigação. O carroceiro se comprometeu a colocar um pedaço de espuma bem alto e deixar vazado na região da ferida, para que não haja atrito.

A entidade deixou uma pomada cicatrizante e 80 quilos de ração, que será oferecida aos poucos, junto com a alimentação normal. Foi marcada uma nova visita para daqui a três semanas, quando o alimento doado estiver terminando.

Esse atendimento domiciliar faz parte do Projeto Resgatar, que presta assistência veterinária e nutricional ao animal, economizando os gastos com transporte. “A Chicote Nunca Mais trabalha no fortalecimento do vínculo com o carroceiro, pois acreditamos que quem conhece não maltrata, além de sempre nos chamarem para atender outros cavalos da vizinhança. Essa é a nossa ideia, multiplicar”, explica a presidente da entidade.

Você viu?

Ir para o topo