EnglishEspañolPortuguês

Resgatado da miséria e vítima de tumor genital, filhote precisa de abrigo

30 de junho de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Marli Delucca
[email protected]

Foto: s/c

Esse filhotão era mais um entre tantos outros cães que vagavam por uma praça e que a protetora Andréia visita, para tentar amenizar um dia na vida sofrida dos animais sem lar.

Em uma de suas visitas, a protetora Andréia teve que socorrer Branco, pois havia sangue espirrando de suas narinas e ele estava com enorme dificuldade em respirar. Sem ter para onde levá-lo, pois já está com o apartamento lotado com outros animais em tratamento e sem condições financeiras para hospedá-lo em algum lugar, o jeito foi improvisar uma casinha de papelão na praça mesmo, com paninhos para que ficasse aquecido. Com alguns medicamentos colocados na comida ele pareceu estar melhor no dia seguinte.

Mas no dia 8 de junho, quando a protetora estava indo trabalhar, às 6h30 da manhã, viu o filhotão Branco deitado em um monte de lixo, tremendo de frio, novamente com a respiração ofegante. Ela tentou novamente ajeitá-lo e confortá-lo na rua mesmo e foi trabalhar, mas passou o dia inteiro pensando em como fazer para ajudá-lo.

Voltando à noite para casa, a protetora foi buscá-lo e o levou ao veterinário que, após alguns exames, diagnosticou tumor venéreo transmissível genital (TVT), frequente em países quentes, que acomete principalmente cães jovens. O TVT é considerado uma neoplasia da mucosa da genitália externa de cães machos e fêmeas, transmitido pelo coito ou arranhaduras, lambeduras e até pelo ato de cheirar um animal infectado.

Foto: s/c

Este tumor apresenta-se como uma massa com aspecto de couve-flor e acomete, além das genitálias, a cavidade oral, o pavilhão auditivo, baço, rim, fígado, pulmão, globo ocular, região anal, pele, faringe, encéfalo, ovários e prepúcio – no caso do Branco, passou do pênis para o nariz. Ele teve que passar por uma sessão de quimioterapia e ficar internado, mas na segunda sessão já estava curado.

Como somente algumas pessoas se solidarizaram com o resgate do Branco e o custo da diária de hospedagem da clínica seria dificilmente quitado, Branco precisou ser hospedado em outra clínica – em que o local é pequeno, mas pode acolhê-lo. Ele está bem melhor e se alimentando normalmente.

Foto: s/c

O Branco tem apenas 1 aninho, é um filhotão, SRD, simplesmente um amor de cão. Muito carente, convive muito bem com outros cães e adora crianças. Só após a recuperação definitiva será castrado e vacinado, para que sua imunidade não fique comprometida nesse período.

É um cão forte pois pelo que já sofreu nas ruas merece agora conhecer o verdadeiro amor de um ser humano, um lar para latir que é seu.

Enquanto o Branco não for adotado nem estiver totalmente recuperado, ele terá que permanecer hospedado e com diárias e alimentação a pagar. Se você não pode adotar o Branco, será que pode pelo menos ajudar a mantê-lo hospedado? O lugar é apertadinho, mas quentinho e limpo, com água potável e alimentação diária. Sei que os pedidos de protetores são muitos, mas acredito que todos sabem que o número de animais vagando em nossas ruas, esfomeados, moribundos, e à mercê da maldade humana, sujeitos a atropelamentos e doenças, é infinitamente maior do que todos os pedidos de ajuda que nos chegam diariamente. Se você, que está lendo estas linhas, contribuir financeiramente com a causa animal e contribuir moralmente repassando a seus amigos e familiares a importância da castração e da responsabilidade com os animais e cobrando das respectivas autoridades e da população, o respeito e a dignidade que os animais merecem, em breve os protetores de animais não terão mais que mendigar para que outras pessoas ajudem os animais necessitados.

Contato:
Andréia
(11) 7358-5558
[email protected]

Você viu?

Ir para o topo