Cães filhotes merecem maiores cuidados no frio


Os cães, assim como nós, ficam vulneráveis a diversos tipos de viroses em tempos mais frios. Os ambientes sem ventilação e fechados facilitam a transmissão de microorganismos nocivos entre nossos companheiros.

Um filhote sem imunização está mais predisposto do que um outro cão a ter alguma sintomática viral. Portanto, deve-se tomar o máximo de cuidado, não deixando o filhote em contato com áreas de risco: pet shops, clínicas ou consultórios veterinários, rua etc.

Nas clínicas ou consultórios veterinários, é  importante deixar o filhote no colo, e somente levá-lo a um destes locais quando houver necessidade, por exemplo, na data da vacina.

O único contato físico que o filhote poderá ter em clínicas ou consultórios veterinários é com a maca veterinária, e esta deverá ser totalmente higienizada na frente do seu tutor.

Não se deve levar um filhote sem imunização ao Pet Shop. Estes estabelecimentos deveriam informar a seus clientes do perigo que é levá-los ali. Muitas vezes, os clientes não sabem  quão perigoso é frequentar estes lugares com seus companheiros em tal condição.

De acordo com a veterinária  Daniela Zanette Depiné,  no outono e inverno, as viroses aparecem com maior frequência. A pior delas é a cinomose,  difícil de curar, principalmente se o cão for filhote. Nesse caso, a taxa de mortalidade é maior e as chances de sobrevivência é pequena.

“Dificilmente um filhote é curado da cinomose e, quando acontece a cura, a maioria fica com sintomática neurológica. É uma virose muito triste, pois o cão sofre demais”, diz Daniela.


Com informações: Portal da Cinofilia


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>