EnglishEspañolPortuguês

Cão que sofria de hemorragia é salvo por doação de sangue de dois cachorros

27 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Mesmo de maneira involuntária, três cachorros da ONG “Vira Lata Vira Vida”, de Piracicaba, salvaram a vida do vira-lata Tobi, que sofria de grave hemorragia por causa da erlichiose, popularmente conhecida como doença do carrapato. Abandonado pelas ruas, o cachorro recebeu uma atenção especial da dona de casa Valderez Dionice Gardim, 54, moradora do bairro Morumbi. Depois de ver a angústia do animal, ela procurou a ONG e pediu ajuda. Com apoio médico voluntário, Tobi recebeu 500 miligramas de sangue de três doadores da entidade na semana passada.

De acordo com a presidente da ONG, Miriam Miranda, o gesto pode ser considerado uma forma de agradecimento à população, que constantemente tem ajudado o grupo de voluntários, que há um ano mudou a rotina de um abrigo particular para cuidar de mais de 450 animais que morriam de fome. Mesmo sem atender denúncias e não recolher novos residentes, Miriam disse que o caso de Tobi chamou atenção de uma maneira muito especial.

“Dona Valderez ligou desesperada dizendo que o cão estava sangrando muito pelo nariz e boca. Levamos para um veterinário e o diagnóstico foi grave”, explicou a presidente. Pelo fato de o animal ter perdido muito sangue, a transfusão foi indicada com urgência. “Como temos três cães com peso adequado, conseguimos meio litro de sangue e doamos ao Tobi”, explicou Míriam.

Mesmo sem ser a tutora do cachorro, Valderez disse que não foi capaz de deixar o animal sangrando na rua. Conhecido por vários moradores da rua Jorge Zoner, Tobi foi recebido com aplausos por várias pessoas. “Como ele ficou quatro dias na clínica, muitos se reuniram em frente de casa para recebê-lo”, contou a dona de casa.

Ainda sob cuidados médicos, o cachorro vai continuar na casa de Valderez. Sobre sua recuperação, ela falou que o cão está bem, mas não pode fazer esforço físico e nem deixar de tomar os remédios. “Não é fácil mantê-lo calmo, pois está acostumado a ficar na rua”.

A presidente da ONG, que visita o cão diariamente, acredita que o gesto de solidariedade dos animais retribui, de certa forma, todo apoio recebido da população. “Infelizmente não podemos atender a cidade, porque já temos 430 cães para cuidar. Porém, vejo essa doação de sangue como um pequena forma de agradecer as pessoas que nos ajudam”.

Vira Lata, Vira Vida

Quem quiser fazer parte da organização ou apenas fazer uma doação, pode entrar em contato pelos telefones: (19) 9831-1929, 3411-5490 ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Gazeta de Piracicaba

Você viu?

Ir para o topo