ONG denuncia morte de aves e peixes em parque de Santo André (SP)


O aumento na mortandade de aves e peixes no Parque Central, em Santo André, preocupa a ONG (organização não governamental) Amigos do Parque Central. A entidade acredita que a pesca e a má qualidade da água nos lagos são os causadores do problema.

“O problema acontece há dois meses. A situação no parque está bem crítica. Pela manhã, é bem comum encontrarmos peixes mortos nas margens dos dois lagos maiores, devido à má qualidade da água, que está bem suja. Ontem (quarta-feira), encontramos uma tartaruga morta”, disse o presidente da ONG, José Carlos Vieira.

Ainda segundo o ambientalista, a pesca nos lagos estaria provocando a morte de muitas aves. “Os anzóis estão causando ferimentos. A pesca deveria ser proibida”, completou Vieira.

Frequentador do parque e membro da associação, o vendedor Francisco Vieira, 45 anos, afirma que por diversas vezes a associação procurou a Prefeitura para alertar sobre os problemas. “Já fizemos várias reclamações, mas não vemos mudanças. É tudo em vão.”

Por meio de nota, a Prefeitura admitiu a existência dos problemas e informou que aguarda os resultados de um laudo de análise da água dos lagos.

Em relação à pesca no local, a Prefeitura informou que “não existe legislação no município que proíba (…). Entretanto, ciente dos problemas enfrentados, o Dpav (Departamento de Parques e Áreas Verdes) está elaborando estudos para regulamentar a pesca”.

Problema antigo

Há três anos, o Diário do Grande ABC já havia relatado o problema no parque. Na ocasião, a Prefeitura afirmou não ter estatísticas sobre o índice de peixes mortos no local. Por meio de nota, a administração garantiu que os lagos passam por limpeza frequente. Ainda assim, assumiu a existência de um problema da falta de oxigenação da água.

Fonte: Diário do Grande ABC


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RECOMEÇO

CONSCIÊNCIA

DESAMPARO

COVARDIA

APOIO COLETIVO

CONSCIENTIZAÇÃO

MISSÃO

SÃO SEBASTIÃO (SP)

DEMANDA CRESCENTE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>