EnglishEspañolPortuguês

Veterinário impostor atendia animais 24h e em domicílio na Inglaterra

21 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Um falso veterinário conseguiu montar seu próprio serviço de emergência para animais doentes na Inglaterra, com auxílio da parceira que se passava por assistente.

Foto: Express & Star

O nigeriano Olanrewaju Oduloju roubou a identidade de um médico verdadeiro e usou seu nome para distribuir receitas e comprar remédios veterinários, de acordo com a justiça de Stafford.

Sua companheira, Lynda Lerwill-Carter, também tratava animais em domicílio, fingindo aplicar-lhes injeções e oferecendo conselhos inapropriados aos tutores. Ela interpretava uma enfermeira veterinária, mas, na verdade, mantinha uma espécie de camelô vendendo ração para animais.

De acordo com o site Express & Star, a suposta clínica, chamada “Canalside Mobile Vets Clinic”, funcionava na própria casa dos acusados, na cidade de Rugeley. Porém, eles possuíam equipamentos mínimos, nenhuma qualificação e não tinham autorização legal para a prática.As informações são do promotor Kevin Saunders.

O oficial ainda revelou que o casal vestia uniformes com a marca “Vets on Call” (veterinários em domicílio) e chegou a simular cirurgias em animais.

Oduloju utilizou a identidade de um profissional registrado no Reino Unido, com um sobrenome nigeriano.

“Esse caso é especialmente cruel por se tratar de um serviço 24 horas e em domicílio,” disse Saunders. “As pessoas os buscavam porque seus animais estavam em uma situação de emergência.”

Eles foram pegos depois que uma vítima questionou suas qualificações para a polícia.

Oduloju, 39, e Lerwill-Carter, 51, admitiram os crimes contra as leis veterinárias. O homem também foi condenado por roubo de identidade e teve sua sentença de 26 semanas de prisão substituída por serviços comunitários, assim como sua parceira.

O advogado de defesa, Walter Bealby, disse que seu cliente era um veterinário qualificado na Nigéria e que teria boas referências na Universidade de Cirurgiões Veterinários de seu país. Ele também afirmou que o negócio ilegal teve poucos atendimentos.

O advogado de Lerwill-Carter, por outro lado, defende que sua cliente conheceu Oduloju em um bar e que desde então ele a usou em seus planos.

Ao proclamar a sentença, o juiz disse a Oduloju que não existiam provas de sua qualificação na Inglaterra: “O público acreditou que você era um veterinário qualificado neste país, mas agora todos sabem que não passa de um completo charlatão.”

Apesar dos comentários ácidos, a pena de serviços comunitários não parece fazer jus ao risco que correram os animais negligenciados.

Você viu?

Ir para o topo