EnglishEspañolPortuguês

Polícia apreende armas e material de caça na Serra do Mar

21 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Policiais da Força Verde apreenderam neste sábado (19) cinco armas de fogo e materiais utilizados para a caça, atividade proibida em quase todo o Brasil, inclusive no Paraná. Os artefatos estavam na estrada geral da Usina Chaminé, na Colônia Santos Andrade, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). A localidade fica na na Área de Proteção Ambiental de Guaratuba.

A polícia também deteve homem de 57 anos, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São José dos Pinhais. “A apreensão foi possível graças a uma denúncia anônima”, explica o tenente Álvaro Gruntowski, comandante da Primeira Companhia da Força Verde.

Além das cinco armas de caça, nos calibres 22, 28, 36, a polícia encontrou diversos apetrechos para caça de aves silvestres, 264 espoletas, chumbo, pólvora cartucheiras de couro, uma faca e 18 apitos usados para atrair pássaros.

Força verde apreende cinco armas e materiais de caça, em São José dos Pinhais. (Foto: BPAMBFV)

Também foram achados 80 cartuchos intactos e dezenas de cartuchos deflagrados. Os policiais também encontraram quatro unidades de palmito Jussara, cuja extração é proibida pela legislação ambiental.

“A denúncia que recebemos informava que algumas pessoas que vivem em Doutor Pedrinho, de Santa Catarina, frequentavam esta chácara para caçar”, contou o tenente. No local, os policiais encontraram uma caminhonete com placas da cidade catarinense.

Uma parte dos materiais estava escondida numa pilha de telhas no quintal, ao lado do rancho. O restante do material nas gavetas de um armário.

Apesar de várias pessoas estarem na casa, um dos homens, dono do sítio, reivindicou a propriedade de todo o material. Por isso, foi o único a ser encaminhado e autuado por posse irregular de arma de fogo. A pena para o crime varia de um a três anos de detenção.

“Inicialmente, o dono do sítio negou ter armas em casa. Quando as encontramos, ele alegou usá-las para a defesa da propriedade”, contou o tenente.

A Força Verde combate a caça ilegal e a depredação ambiental na Serra do Mar. Crimes ambientais podem ser denunciados pelo telefone 0800 643 03 04.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná

Você viu?

Ir para o topo