EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 100 cachalotes morrem em praias de Cabo Verde

21 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 100 cachalotes apareceram mortos, este fim de semana, em duas praias de Cabo Verde, e no concelho de Santa Cruz alguns foram esquartejados por populares para consumo.

Outros 54 cachalotes morreram na localidade de Coqueiro, concelho de Santa Cruz, na ilha de Santiago e na ilha do Sal já foram contabilizados 42 na praia de Monte Leão.

Alguns deles chegaram vivos à praia de Coqueiro, tendo morrido depois, num cenário desolador de desespero dos animais, morrendo aos poucos perante a impotência dos que tentavam devolvê-los ao mar.

Algumas pessoas, segundo fontes locais, tentaram apoderar-se da carne das primeiras baleias que chegaram à praia, o que acabou por ser inviabilizado pela polícia e os militares que continuam na praia para impedir as pessoas de esquartejar os animais.

Segundo o tenente António Varela, que coordena a operação, os militares vão continuar até que os animais sejam retirados da praia.

“Estamos aqui para impedir que as pessoas se apoderem da carne e também à espera de que cheguem as autoridades competentes para fazer as análises necessárias. Mas alguns já foram esquartejados porque a população deu-se conta do caso antes da polícia, por isso quando chegamos já havia alguns animais esquartejados”, disse.

Por outro lado, o delegado do Ministério do ambiente no concelho de Santa Cruz, Daniel Xavier, afirmou que ainda hoje biólogos devem deslocar-se ao local para recolher as primeiras amostras para análises.

“Estamos à espera da chegada dos biólogos para recolher amostras e saber o que realmente aconteceu. Quanto (ao destino a dar) aos animais que estão na praia há dois cenários que seriam a queima ou o aterro, mas só saberemos depois das análises dos biólogos”, explicou.

Em Monte Leão, na ilha do Sal, foi relatado à Rádio de Cabo Verde, cenário semelhante ao de Coqueiro, tendo afirmado que os cetáceos começaram a chegar à costa vivos, sábado à tarde.

Um morador de Coqueiro, José Maria Freire, contou à Lusa que os mais antigos deram conta que em 1947 um fenômeno semelhante ocorreu naquela praia.

Com informaçoes de Expresso

Você viu?

Ir para o topo