EnglishEspañolPortuguês

Apesar de acordo de libertação, elefantes continuam sendo explorados e confinados em zoos na Índia

21 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Foto: Animals Change

Em novembro de 2009, autoridades do Central Zoo, sob o Ministério do Meio Ambiente e Florestas Indiano, prometeram a libertação dos elefantes cativos, reabilitando-os a santuários onde poderiam viver em liberdade. A decisão, que envolveu campanhas a longo termo de ativistas pelos animais, libertaria 140 elefantes de 26 zoológicos e 16 circos.

Muita atenção da mídia foi dada ao anúncio, especialmente porque, nos últimos anos, os zoológicos da Índia viraram motivo de vergonha. Conforme reportagem do grupo Animals Change, quando a PETA investigou 14 dos maiores zoológicos da Índia, em 2005, relatou-se que as condições eram horrivelmente negligentes em todas as instituições.  O jornal indiano The Times relatou que cada zoológico decidiria para onde mandar os elefantes depois de consultar  experts da vida selvagem de cada estado, e um dos elefantes africanos na Índia, Shankar, seria transferido do Delhi Zoo para o Jim Corbett National Park, no norte do estado de Uttarakhan.

No entanto, tragicamente, o The Times britânico reportou essa semana que nem um único elefante foi transferido.

E o pior é que houve vários incidentes fatais envolvendo elefantes cativos da Índia ao longo desses meses que se seguiram à promessa feita pelo CZA. Um homem aparentemente alcoolizado, por exemplo, tentou furtar o cadeado de um cercado, mas, em vez disso, foi pego por Laxmi, uma elefanta de 58 anos, e esmagado contra uma parede. Ele morreu quase instantaneamente por hemorragia e fratura craniana.

“A condição em que são mantidos no Byculla Zoo é patética”, disse Anuradha Sawhney, membro da Animal Welfare Board of India. “As pessoas não são treinadas e as instalações são velhas. A situação só se agravou.”

“Nenhuma reserva [para esses elefantes] foi criada e nenhum recurso foi disponibilizado”, disse N. G. Jaysimha, tembém membro da Animal Welfare Board of India. “É fácil anunciar alguma coisa, mas pouco se fez para cumprir a promessa.” Jayasimha acredita que a situação atingiu um ponto crítico. “A Índia está sobrecarregada de elefantes cativos”.

Mas, para Laxmi e os outros, a perspectiva de uma aposentadoria no santuário prometido é vaga e sombria. “Muitos estados possivelmente não estão preparados para soltar os elefantes em campos abertos”, disse Raman Sukumar, professor de ecologia do Indian Institute of Science, Bangalore. “Tem essa questão de aumento da pressão sobre o habitat natural de florestas. É quase certo que o intuito não vai seguir como planejado.”

Nota da Redação: Confinar animais em zoos é uma violência injustificável. Não existem condições boas para um animal que é condenado a viver dentro de um zoo. Seu lugar é na natureza. Retirar os animais de seus habitats e confiná-los em ambientes artificiais é um crime contra a vida, pois todos os animais nascem com o direito à liberdade. A violação desse direito fundamental é um ato criminoso e inadmissível.

Você viu?

Ir para o topo