EnglishEspañolPortuguês

Tutoras vítimas da violência doméstica ainda têm que escolher entre sua segurança e ficar com seus animais

20 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Se você tivesse de escolher entre sua segurança e ficar com seus animais, o que você faria?

Foto: Animals Change

Graças a uma taxa de US$ 50,00, alguns moradores do abrigo para vítimas da violência de Orange County, a Harbor House, não precisam mais fazer essa escolha.

Mas para Karen McGraw é  tarde demais. Está chegando o aniversário de um ano de seu assassinato. Ela foi forçada a fazer uma escolha impossível: buscar refúgio contra a violência doméstica e perder seu cão, ou ficar exposta às agressões. Ela ficou. E foi morta por isso.

De acordo com a American Humane, “20% a 40% das mulheres vítimas de algum tipo de abuso não conseguem escapar da situação de risco porque se preocupam com o que pode acontecer a seus animais se forem embora”. E o Departamento de Justiça estima que 1,3 milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica anualmente. Façam as contas. Não é nada bonito.

Dado o número alto de mulheres enfrentando a escolha impossível entre escapar da violência ou ficar cuidando dos animais, eu pergunto: por que elas são forçadas a fazer essa escolha?

Muitos abrigos locais têm programas para permitir que vítimas de violência se hospedem com seus animais sem custo adicional, e esses programas são um passo na direção certa, mas não existem abrigos assim o suficiente. Dado o trauma que um alojamento prolongado pode causar aos animais e sabendo do conforto que os animais proporcionam às pessoas, existe uma outra solução lá fora. Harbor House encontrou-a: eles estão construindo novas instalações adjacentes a um abrigo de animais, e as mulheres ali alojadas podem passar com seus amigos patudos o tempo que quiserem. Mas e os outros abrigos? A American Humane talvez tenha a resposta.

O projeto PAWS (Pets and Woman’s Shelters – Abrigo de animais e mulheres) trabalha com vítimas da violência doméstica permitindo que tragam seus animais. Mulheres espancadas e crianças podem continuar com seus animais, e os animais podem continuar com a família que amam. Todo mundo ganha.

Para ajudar o projeto PAWS, mande um email para [email protected] , eles oferecem também um panfleto educativo (em inglês).

Existem outras maneiras de ajudar também. Compartilhe a história de Karen McGraw com a sociedade local de proteção animal ou instituição contra a violência doméstica e certifique-se de que eles permitem o alojamento de animais livre de taxas. Contate o governo local e peça que ajudem os abrigos com a iniciativa, já que ração não nasce em árvore. E, enquanto você faz isso, encoraje-os a manter juntos animais e vítimas de abuso, num período de trauma e estresse para ambos.

Ninguém deveria fazer a escolha de Karen McGraw. Façamos algo para que ninguém mais precise escolher.

Fonte: Animals Change

Você viu?

Ir para o topo