EnglishEspañolPortuguês

Confira dicas para acalmar o animal em dias de jogo da Seleção Brasileira

20 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Em época de Copa do Mundo as comemorações são sempre barulhentas: vuvuzelas, apitos e fogos de artifício ecoam pela cidade. Para os animais, isso acaba sendo motivo de estresse e muitas vezes pode traumatizá-los. Há relatos de bichinhos que ficaram medrosos para sempre, e até se machucaram e morreram.

O barulho, para eles, que têm audição muito mais sensível que a humana, causa palpitações, falta de ar, taquicardia, náuseas, perda de controle e sensação de atordoamento. O que fazer para ajudar seu companheiro?

A veterinária e professora da Uniban Soledad Chiesa ensina: “O ideal é que o tutor possa estar com o animal nesses momentos, pois ele vai se sentir seguro, ensina a médica.

Caso não seja possível, a especialista diz que o tutor pode dar um tranquilizante: “Há remédios que podem ajudar, mas o ideal é consultar um veterinário. É importante que o calmante seja testado antes, para ver a reação do animal”.

Você também pode ajudar seu amigo reservando um ambiente tranquilo e de iluminação suave, com portas e janelas fechadas. Cobertores colocados nas janelas ou embaixo de onde o animal deita diminuem a dispersão do som. Produtos especializados, como sprays com essências calmantes, como o capim-limão e a erva- cidreira, também são aliados contra o estresse em dias barulhentos.

Fonte: Extra

Você viu?

Ir para o topo