EnglishEspañolPortuguês

Cidade africana faz campanha para preservar os pinguins

20 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Na África do Sul os termômetros marcam 1°C em Joanesburgo. Se algumas pessoas gostam de frio, os pinguins nanicos gostam muito mais.

Cuidado por onde pisa. Os nanicos têm prioridade. Estes pinguins africanos são de uma espécie rara. Eles vivem no litoral do continente, lugar onde o inverno é mais rigoroso. Os turistas ficam espantados. Todo mundo acha que só vão encontrar aqui os grandalhões. “Zebra, girafa, rinoceronte, elefante”, lista a farmacêutica Nádia Vilela.

A facilidade de encontrar comida na imensa baía atraiu os bichos. Os moradores passaram a dividir espaço com os novos habitantes bem “saidinhos”. Eles adoram dar uma voltinha tranquilamente pela calçada e alguns parecem verdadeiros donos do pedaço.

O problema é quando cai a noite. Os moradores estão dormindo, a cidade está em silêncio e os pinguins resolvem sair para passear bem do lado da estrada. E o perigo está instalado. Indecisos, os pinguins atravessam a todo momento. Seis foram atingidos por carros nas últimas três semanas.

Diante do fato, a dona de um restaurante, na beira da praia, tornou-se líder de uma campanha para colocar sinais luminosos, placas e quebra-molas. Para ela, os pinguins estão em perigo e precisam que a comunidade em Simon’ s Town se una e os ajude nesse momento.

Na terra dos pinguins, gente e bicho vivem em harmonia.

Veja o vídeo na Agência de Notícias


Você viu?

Ir para o topo