EnglishEspañolPortuguês

Veganismo: o reconhecimento dos direitos dos seres mais vulneráveis

18 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini  (da Redação)

Um dos argumentos mais comuns e descabidos contra o veganismo e direitos animais é que se tratam de atividades/pontos de vista elitistas. Então vamos desconstruir essa acusação.

A palavra elitista é uma daquelas expressões usadas em excesso para bloquear qualquer discussão: você acusa alguém de elitista e presto! O argumento está ganho. Porém, as coisas não são bem assim.

O que é elitismo? A definição oficial é de que se trata de uma crença que certas pessoas ou membros de certas classes ou grupos merecem tratamento diferenciado em virtude de uma suposta superioridade intelectual, social ou financeira.

Podemos ver que acusar os ativistas de direitos de animais de elitistas sugere uma ignorância sobre o assunto. Direitos animais é exatamente o contrário do elitismo porque ele faz exatamente o oposto: reconhece os direitos dos membros mais vulneráveis e negligenciados da sociedade.

O que poderia ser mais elitista do que matar e comer seres inocentes e sencientes simplesmente para satisfazer o paladar, sem considerar o mal feito aos animais e o meio ambiente? O que poderia ser mais elitista do que se considerar superior, ou sua espécie superior, a todos os outros seres e espécies no planeta?

Com informações do About.com

Você viu?

Ir para o topo