EnglishEspañolPortuguês

Baleia agonizante se recupera e consegue voltar ao mar, na Dinamarca

18 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma baleia que se acreditava agonizar há três dias num fiorde na Dinamarca recuperou forças nesta sexta-feira (18) no final da tarde e começou a nadar, para grande espanto dos especialistas, que já haviam desistido de salvá-la.

Socorrista esguicha água sobre a baleia
Socorrista esguicha água sobre a baleia (Foto: AFP)

“Eu a vi às 18h20 (13H20 de Brasília) assoprar, mexer-se e começar a nadar. Fantástico, um milagre” declarou à AFP Lisbeth Blumenkranz, testemunha, segundo ela “da ressurreição” desse mamífero que “todos pensavam tivesse morrido”.

O porta-voz da polícia, Joergen Jacobsen, confirmou à AFP a informação que alegrou milhares de dinamarqueses que visitavam desde quarta-feira o fiorde de Vejle, no oeste do reino, para assistir à lenta agonia da baleia encalhada a alguns metros da costa.

Devido à maré alta, ela começou a nadar, “no entanto em direção fundo do fiorde e não ao alto-mar. Os bombeiros já estão tentando orientá-la”, acrescentou.

A baleia comum, de 15 metros de comprimento e 20 a 30 toneladas, encalhou na manhã de quarta-feira, com a maré baixa.

Bombeiros protegiam-no do sol mais forte, aspergindo água, para tentar mantê-la viva, segundo imagens divulgadas pelo canal dinamarquês TV2 News.

“Mas especialistas em mamíferos marinhos que a observaram disseram que estava muito doente e esgotada, sem quase nenhuma chance de escapar”, declarou à AFP Henrik Lykke Soerensen, coordenador das operações do Departamento de Natureza e Florestas.

Fonte: AFP

Você viu?

Ir para o topo