EnglishEspañolPortuguês

Animais correm perigo nas ruas de Maceió (AL)

18 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A reportagem da Gazetaweb flagrou, no início da tarde desta sexta-feira (18), dois cavalos ‘passeando’ em trecho da Rua Belo Horizonte, uma das mais movimentadas do bairro do Farol, em Maceió (AL). Os animais de grande porte pararam em frente a uma loja de confecções, onde começaram a se alimentar com grama plantada na calçada do estabelecimento. O fato, recorrente, levou um comerciante da região a acionar o Centro de Zoonoses da capital, já que o possível tutor dos animais não foi localizado.

imagem dos cavalos expostos aos perigos urbanos
Tutores irresponsáveis deixam os cavalos expostos aos perigos urbanos (Reprodução/Gazetaweb)

E de acordo com o órgão responsável pelo recolhimento de animais em situação do tipo, o tutor de um cavalo, por exemplo, não pode abandoná-lo em praças, canteiros ou quaisquer logradouros públicos. Também existem regras que versam sobre as condições para a criação de animais deste porte, que, apesar de habitarem a zona rural, ainda podem ser vistos com frequência na periferia de centros urbanos como Maceió.

Além disso, embora o CCZ não tenha ressaltado, os animais não podem ser abandonados aos perigos das ruas, onde podem ser atropelados ou se machucar. Esse descaso dos tutores precisa ser combatido.

“Neste caso, a população pode ligar para o disque-denúncia do Centro de Zoonoses, a fim de que possamos fazer o recolhimento do animal”, explica Carlos Eduardo, coordenador do CCZ.

Ainda segundo o coordenador, o Centro de Zoonoses desenvolve um trabalho de conscientização, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). “O objetivo é justamente evitar os acidentes”, diz Carlos Eduardo, acrescentando que o CCZ possui uma média de 80 a 100 animais de grande porte capturados por mês em toda Maceió.

Com informações da Gazetaweb

Você viu?

Ir para o topo