EnglishEspañolPortuguês

41 papagaios são encaminhados para reabilitação e soltura em PE

18 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

O Ibama vai enviar para Petrolina, na próxima sexta, 18, 41 papagaios verdadeiros – Amazona aestiva – apreendidos pela fiscalização no estado de Pernambuco.

As aves serão levadas para o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf. Lá os animais passarão por um período de quarentena e reabilitação para depois serem encaminhados para soltura em áreas preservadas.

Foto: Divulgação/Ibama

Segundo o analista do Ibama/PE, Edson Andrade, os papagaios, ao contrário do que a população leiga acredita, podem ser reintroduzidos com sucesso na natureza. Mesmo aqueles nascidos em cativeiros, ou até os que passam anos em ambientes domésticos e aprendem a falar, conseguem se adaptar à vida livre, adquirindo parceiros e reproduzindo normalmente. Várias experiências do Ibama em todo o Brasil já comprovaram isso.

Esse é um grande esforço para devolver à natureza animais que por prazer, egoísmo e ignorância dos humanos acabaram em cativeiros. O papagaio-verdadeiro está entre os psitacídeos (aves de bico torto) mais capturados do mundo. Em alguns estados brasileiros já é considerado ameaçado de extinção.

Foto: Divulgação/Ibama

Na semana passada foram enviadas para SP oito araras também encontradas em cativeiros. As aves foram acolhidas pela associação Bichos da Mata (BMATA) e estão sendo reabilitadas para soltura em áreas brasileiras onde ainda ocorrem exemplares dessas espécies. Algumas encontravam-se bastante debilitadas devido aos maus-tratos.

O Ibama alerta que a comercialização, transporte ou manutenção de animais silvestres em cativeiros são crimes, sujeitando o infrator a multas que variam de R$ 500 a R$ 5 mil por unidade de animal e pena de detenção.

Você viu?

Ir para o topo