EnglishEspañolPortuguês

Conheça cinco animais ameaçados pelo derramamento de óleo nos EUA

17 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Bichos comem, respiram e nadam no petróleo.
Aves e mamíferos aquáticos estão entre os mais prejudicados.
 
O líquido negro e pegajoso que gruda nas asas dos pássaros é apenas uma parte do desastre ambiental causado pelo derramamento de petróleo que atinge a costa dos EUA no Golfo do México.

Segundo Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) dos EUA, o óleo pode irritar pele, os olhos e membranas dos animais marinhos. Além disso, seus gases podem causar problemas pulmonares e, se ingerido, causa úlceras, sangramentos e irritações, além de problemas no fígado e nos rins.

Conheça alguns dos animais mais ameaçados pela mancha de óleo no Golfo do México:

Tartaruga marinha

(Foto: aSIMULAtor/Flickr - Creative Commons)

Além de colocar ovos nas praias, agora contaminadas, elas podem se intoxicar com o óleo, afundar e morrer. Algumas espécies que vivem na região já estão ameaçadas de extinção, como a tartaruga-de-couro, a maior do mundo.
 
Golfinho 

(Foto: Ste Elmore/Flickr - Creative Commons)

Os cetáceos, como golfinhos, baleias, cachalotes e orcas, têm a pele sensível e precisam subir à superfície para respirar. Quando fazem isso, além de se sujar de óleo, podem inalar gases tóxicos, que causam problemas pulmonares.
 
 Atum vermelho

(Foto: Wikimedia Commons)

Já ameaçado pela pesca excessiva, o peixe – também chamado de atum azul – desovou no mês de maio, justamente durante o espalhamento do óleo, que pode matar as larvas do animal. Os adultos também estão em risco, já que o petróleo pode grudar em suas guelras (órgão respiratório dos peixes).

Pelicano-marrom

(Foto: Ingrid Taylar/Flickr - Creative Commons)

A ave é o símbolo da Luisiana, o estado mais atingido pela “maré negra”. O bicho já vinha sendo ameaçado pela destruição de seu território, e agora é um dos que mais sofrem com o óleo, pois procria e se alimenta na costa, onde o petróleo se acumula.

Peixe-boi-marinho 

(Foto: Jim Reid, USFWS/Divulgação)

O animal, que vive próximo à costa, se alimenta de vegetais, que podem estar contaminados com óleo. Além disso, a mancha pode impedir que a luz do sol penetre na água, dificultando o crescimento dessas plantas, alerta a ONG Save the Manatee Club.

Fonte: G1 

Você viu?

Ir para o topo