EnglishEspañolPortuguês

Pesquisa da NASA que submeterá macacos à radiação mobiliza ativistas nos EUA

16 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Lilian Regato Garrafa  e Giovanna Chinellato (da Redação)

Foto: Reprodução/Boston blog

Os macacos a serem utilizados em pesquisas ainda não chegaram em Belmont, mas os ativistas pelos direitos animais estiveram lá na quinta-feira, 10. Diversos grupos agendaram um protesto contra um experimento patrocinado pela NASA que trará macacos de laboratório para o Hospital Psiquiátrico McLean.

Veja o que o Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável – um grupo que se opõe à experimentação animal – tem a dizer:

“Desde que o Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável tomou conhecimentos dos planos da NASA de submeter macacos à radiação em uma tentativa equivocada de aprender sobre a viagem espacial humana, o Comitê tem pressionado a agência espacial a cancelar os experimentos antes de seu início. Agora, estamos ampliando nossos esforços para levar esta mensagem diretamente para o Hospital McLean, Belmont, Massachusetts, local onde as experiências serão feitas. Os experimentos não começaram, o que significa que ainda há tempo para salvar os macacos da exposição à radiação nociva. Na quinta-feira, 10 de junho, médicos do Comitê se reuniram para uma manifestação pacífica no McLean Hospital.”

A seguir uma declaração do Hospital McLean, em comunicado divulgado no dia 8 de junho, numa tentativa de defender o indefensável:

“Em novembro de 2009, a National Aeronautics and Space Administration (NASA) anunciou que o Hospital McLean receberá o financiamento da pesquisa para investigar os efeitos neurocognitivos e médicos de determinados tipos de radiação do espaço que os astronautas irão experimentar durante as futuras explorações espaciais. Este trabalho foi selecionado para financiamento, porque ele irá preencher uma lacuna crítica na informação que é necessária para compreender os riscos para nossos astronautas em missões espaciais previstas. No entanto, McLean ainda não recebeu qualquer financiamento para este trabalho de pesquisa e nenhum estudo em nome da NASA está sendo realizado em McLean. 

O Hospital declarou também que os macacos usados nos testes “receberão ‘apenas’ uma exposição de baixos níveis de radiação” no Brookhaven National Laboratory em Nova York e “viverão num ambiente social dentro das leis federais.”

“É uma experiência extremamente estressante para uma pequena criaturinha social”, disse a Dra. Marge Peppercorn de Sudbury, membro  do Comitê de Médicos por uma Medicina Responsável.

Médicos exibem cartazes contra radiação aos macacos (Foto: Boston Herald)

Cerca de 500 médicos protestaram contra o experimento, que colocará 30 macacos expostos à radiação e depois os submeterá a testes no McLean.

O Dr. John J. Pippin, importante conselheiro médico e  de pesquisas, disse que a NASA já investiu “por décadas a fio” em pesquisas radioativas em primatas que resultaram em “fracasso desprezível”.

Para saber mais sobre a oposição à pesquisa animal, visite: New England Anti-vivisection Society (em inglês).

Para mais informações sobre os defensores da pesquisa com animais, visite a Fundation for Biomedical Research (em inglês).

Com informações do Boston Blog

Você viu?

Ir para o topo