EnglishEspañolPortuguês

Cães idosos exigem cuidados especiais no inverno

15 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Para manter um cão idoso saudável, a atenção dos tutores precisa ser redobrada, isto porque os cães nessa fase da vida necessitam de cuidados especiais, principalmente em estações mais frias. Entre 8 e 9 anos, estes animais começam a envelhecer, é neste período que os cuidados extras devem ser iniciados.

De acordo com o doutor em medicina veterinária e gerente de produto da Merial Saúde Animal, Leonardo Brandão, os cães idosos são mais vulneráveis a doenças e têm maior dificuldade para superar as infecções. “Nesta fase o animal deve ser levado regularmente a um veterinário, pois assim o especialista terá condições de avaliar seu estado de saúde, além de verificar anormalidades e ainda alertar o proprietário sobre a manutenção da carteira de vacinação”, comenta.

Outro ponto importante, pouco conhecido pelos tutores de animais de companhia, é que os cães idosos podem desenvolver alterações articulares, como a artrose. “Nos dias frios, os cães afetados podem apresentar maior sensibilidade, levando a uma dificuldade na locomoção. A artrose é uma doença crônica e degenerativa das articulações, inclusive as da coluna vertebral, que ocorre por consequência do processo de envelhecimento do animal e de possíveis traumatismos na cartilagem articular, fazendo com que o animal sinta dor. Por meio de exames adequados é possível verificar as áreas lesionadas e a extensão deste desgaste”, observa Leonardo Brandão.

“O tratamento da artrose é complicado. Primeiramente, deve-se evitar o excesso de peso do animal e iniciar um tratamento anti-inflamatório e analgésico adequado. É importante também manter uma atividade física tranquila, além de oferecer maior conforto ao cão, protegendo-o do frio nesta época do ano”, acrescenta Marcel Pereira, médico veterinário e assistente técnico da Merial Saúde Animal.

Fonte: Segs

Você viu?

Ir para o topo