EnglishEspañolPortuguês

Espécies de aves diminuíram até 99% nos EUA

13 de junho de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

(Da Redação)

Os Estados Unidos estão observando um declínio preocupante, nos últimos 40 anos, de aves consideradas comuns  devido à perda de habitat pela expansão urbana e pela expansão da agricultura comercial. As mudanças climáticas também são apontadas como responsáveis pelo declínio das populações de pássaros, segundo um estudo da National Audubon Society lançado hoje (14).

A codorniz do norte está praticamente extinta. 99% da espécie já desapareceu. Foto: Alan e Elaine Wilson

Em Massachusetts, várias aves visitavam o estado regularmente três ou quatro décadas atrás, como a codorniz do norte e a cotovia oriental, hoje se tornaram extremamente raras, de acordo com o levantamento. As cidades vem invadindo seus habitats – pastos e arbustos – e alterado a hierarquia das aves ao longo das décadas, de acordo com as contagens de aves feita anualmente.

Até o número de grackle, uma espécie robusta e comum, caiu em 68% em Massachusetts, em quatro décadas, disse Greg Butcher, diretor nacional de conservação de aves da Audubon. “O grackle é tão comum como qualquer um pássaro lá fora”, disse à reportagem do Boston Globe.

O grackle passou de pássaro comum à ave rara. A espécie diminui em quase 70%. Foto: Arthur Morris

A análise de todo o país levou em consideração os dados recolhidos por observadores voluntários da organização, fundada há 107 anos, nos 10 dias antes e depois do Natal, e em todo mês de junho. Combinando os dados de ambas as pesquisas produziram um mapa de 550 espécies de aves de cerca de cinco mil locais em 48 estados, disse Butcher. Alaska e Havaí não foram incluídos.

“Estes pássaros levantados na pesquisa não são raros ou exóticos. Estes são os pássaros que visitam nossos alimentadores e se reúnem em lagos e na beira do mar. Eles estão desaparecendo de forma alarmante a cada dia”, disse Carol Browner,  presidente do conselho  da Audubon e ex-administrador da Agência de Proteção Ambiental do governo Clinton. “O declínio nos diz que temos que fazer um trabalho sério para proteger habitats e enfrentar as grandes ameaças das mudanças climáticas.”

Butcher disse ainda que o aquecimento global estava afetando os pássaros de várias maneiras, incluindo a redução de habitat, no extremo norte, a destruição de árvores nas florestas boreais devido a proliferação de pragas, e a alteração dos padrões migratórios que se deslocaram para o norte.

Greater scaup é mais uma das espécies ameaçaads. Foto: Tim Edelsten

“As aves ficam invernadas mais ao norte. No outono, ela migram para o sul somente na medida em que é necessário para sobreviver”, disse Butcher.

Em Massachusetts, disse Butcher, os voluntários registraram um declínio de 62% entre os snow bunting, um pássaro do Ártico, e um declínio de 52% dos greater scaup, um pequeno pato oriundo do Alasca e do norte do Canadá, nos últimos 40 anos. Ambas as espécies migraram para Massachusetts.

A população da pequena e linda snow Bunting está em preocupante declínio. Foto: Cathy Wise

Scott Weidensaul, naturalista de renome nacional, disse que os observadores de aves vêm percebendo há muito tempo o declínio de espécies em áreas onde antes eram abundantes. No leste da Pensilvânia, onde cresceu, ele disse que acordava com os sons dos codornizes e adormecia ao som de whip-poor-will, mas “hoje você não consegue encontrar uma codorniz na Pensilvânia e o whip-poor-will é cada vez mais raro. “

O mesmo é verdade em Massachusetts, nas últimas quatro décadas, de acordo com as contagens de aves: a codorniz do norte diminuiu 99% e o whip-poor-will,  88%.

Whip-poor-will praticamente desapareceu dos céus de Massachusetts. Foto: Lloyd Spitalnik

“Pela primeira vez, somos capazes de colocar os números em um fenômeno gradual,  que tem sido ignorado até hoje”, disse Weidensaul.

Nacionalmente, os maiores declínios de aves nos últimos 40 anos, foi a codorniz do Norte com 82%. O esforço para produzir mais etanol – um combustível alternativo à base de milho, alguns dizem que é a chave para a independência energética americana – que deve transformar mais terras em campos de milho, vai destruir ainda mais o habitat das aves.

Você viu?

Ir para o topo