EnglishEspañolPortuguês

Veterinário que matou cachorrinha em seu consultório terá que prestar serviço em ONG no Chile

11 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

O veterinário Andrés Maureira Von Bischoffhausen, que num ataque de ira matou a cachorrinha Rucia em seu consultório, no dia 10 de setembro de 2009, em Santiago, no Chile, não quis enfrentar um julgamento formal por crueldade com animais e recorreu a uma alternativa que o sistema legal chileno oferece para pessoas sem antecedentes criminais, durante audiência pública realizada na última quarta-feira, 9. Como resultado, o veterinário foi condenado ao pagamento de uma multa de 300 mil pesos chilenos (pouco mais de mil reais), a realização de 40 horas de serviço comunitário em uma ONG de proteção animal, e não poderá mudar de residência sem informar o judiciário por um período de um ano.

Foto: PrensAnimalista

Eduardo Harcha, advogado da Coligação pelo Controle Ético da Fauna Urbana (CEFU), disse que o resultado é uma boa notícia para os defensores dos animais. “Além da sanção punitiva, conseguimos que o acusado seja obrigado a realizar atividades concretas em benefício dos animais”, disse ele. O advogado da CEFU ainda destacou que, “dada a atual legislação sobre maus-tratos a animais, era pouco o que poderíamos conseguir em termos de penas mais severas”.

Outra advogada do CEFU, María Celeste Jimenez, concordou com o seu colega que o resultado é satisfatório. “O simples fato de um caso de maus-tratos a animal chegar até este ponto tem seu mérito”. Atualmente, de cada vinte casos de maus-tratos a animais, somente quatro chegam a ser julgados, disse.

Descontentamento dos protetores dos animais

Dezenas de ativistas presentes na audiência pública manifestaram sua decepção pela condenação dada ao veterinário que matou a cachorrinha Rucia (leia mais sobre o caso publicado na ANDA aqui).

Veterinário durante audiência pública (Foto: PrensAnimalista)

“Estamos cansados de crimes contra os animais não serem punidos severamente”, disse Andrea, uma das ativistas presente. “É sempre a mesma coisa, sempre nos decepcionamos ao ver que a justiça para os animais não existe”, disse a ativista.

A Faculdade de Veterinária divulgou uma nota em abril, dizendo que o veterinário cometeu uma grave infração ao código de ética por matar a cachorrinha.

Com informações de PrensAnimalista

Você viu?

Ir para o topo