Intelectuais japoneses protestam contra cancelamento de exibição de “The Cove”


Um grupo de 55 jornalistas, acadêmicos e diretores de cinema condenaram no Japão as ameaças que levaram cinemas a cancelar a exibição do filme The Cove, documentário sobre a caça de golfinhos em uma vila Japonesa.

Três cinemas iriam exibir o filme no final de junho mas tiveram que cancelar seus planos após receberem uma série de ameaças de manifestantes nacionalistas, que organizaram vários protestos em frente ao escritório do distribuidor em Tóquio.

Os manifestantes consideram o filme uma traição ao orgulho japonês.

O filme americano, vencedor do Oscar 2010 de melhor documentário, relata a caça de golfinhos e o trabalho de Ric O’Barry, ex-treinador de golfinhos da série de TV Flipper, para evitar o massacre dos animais, mortos para fornecer alimento.

O filme foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Tóquio, em outubro, mas ainda não foi exibido para o público japonês em geral.

Entre os 55 intelectuais que assinaram uma carta de protesto contra a intimidação estão Soichiro Tahara (jornalista), Chizuko Ueno (feminista) e Hirokazu Koreeda (diretor de cinema).

“Este é um filme que tem sido amplamente exibido no exterior. O fato de um filme, que fala sobre o Japão, não poder ser exibido no Japão apenas reitera a fragilidade da liberdade de expressão no país”, diz a carta.

A maioria dos japoneses nunca comeu carne de golfinho. Mas muitos acreditam que matar golfinhos e baleias é parte da tradicional culinária nacional e se sentem ofendidos com a interferência de estrangeiros, preocupados com a proteção dos animais.

Fonte: Folha de São Paulo


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSUMO CONSCIENTE

PROTEÇÃO

AMOR PROFUNDO

ÍNDIA

RESGATE

ASFIXIA

NECROPSIA

SAUDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>