EnglishEspañolPortuguês

Anta albina resgatada de um criadouro recebe cuidados no MS

9 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A anta albina encontrada em um criadouro particular no município de Sete Quedas (MS) e que está desde o dia 1º no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) está com alimentação adequada e saudável e deve ser transferida amanhã (10) para um recinto maior e com água para banhos que está sendo adaptado no próprio local.

O animal foi encontrado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o veterinário Álvaro Cavalcanti, a anta albina deve ter cerca de 10 anos de idade e neste tempo todo nunca tinha tomado banho num lago.

“O banho deste animal era feito com mangueira num recinto sem água e sem cobertura. Estamos adaptando um recinto maior do que o animal vivia no criadouro particular e devemos transferir o animal amanhã”, informou. O veterinário fez questão de ressaltar o apoio do secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, que autorizou de imediato o pedido para criar um recinto para a anta albina.

Álvaro Cavalcanti informou também que a alimentação do animal mudou e está bem diferente do antigo criadouro. “A gente classifica a antiga alimentação da anta albina como seca, não tinha verde no cardápio, sem legumes e frutas”, comentou. Agora, está recebendo alimentos como abóbora, beterraba, batata e cenoura e algumas frutas. Além disso, o cardápio conta com folhas de imbaúba e coqueiro. A equipe de veterinários forneceu por alguns dias diversos tipos de folhas para ver qual o animal preferiu.

O animal raro foi apreendido em uma propriedade particular nos arredores do município de Sete Quedas e foi levado para o Cras no mesmo dia. De acordo com informações do Centro, o animal albino é raro, sendo a maioria dos componentes da espécie de cor marrom.

Fonte: Tô sabendo

Nota da redação: Depois que a anta se recuperar dos maus-tratos, espera-se que os órgãos responsáveis pelo resgate do animal o reintroduzam à natureza.

Você viu?

Ir para o topo