EnglishEspañolPortuguês

Surfistas compartilham ondas com um tubarão-frade, o segundo maior peixe do oceano

8 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Parece uma cena de filme, mas essas imagens de um tubarão-frade gigante nadando com surfistas são bem reais e foram tiradas na praia de Porthcurno, em Cornwall, Inglaterra.

imagem dos surfistas bem próximos de um tubarão

O gigante solitário de quatro metros e meio estava graciosamente se alimentando nas águas rasas dessa cena pitoresca – e rapidamente ficou curioso com surfistas e banhistas que compartilhavam a água com ele.

Mas, apesar de estar a poucos metros de sua presença, os surfistas não corriam perigo algum, pois o tubarão-frade é um comedor de plânctons.

A frequentadora da praia Rachel Hosken, que tirou as fotos, disse que vários tubarões costumam ser vistos na área.

“Esse é um dos poucos que vi por aqui esse ano – e foi maravilhoso. Normalmente aparecem mais deles essa época do ano, que por alguma razão sumiram essa temporada. Parece que eles foram vistos em águas mais fundas, mas esse da foto está gostando bastante daqui, tenho-o visto com frequência.”

Conhecido como o gentil gigante dos mares, o tubarão-frade – Cetorhinus maximus – é o segundo maior peixe do oceano, só perdendo em tamanho para o tubarão-baleia.

Eles podem crescer até onze metros e pesar sete toneladas – quase o mesmo tamanho e peso de um ônibus de dois andares – e se alimentam de plânctons e peixes pequenos. Os tubarões-frade normalmente aparecem perto das praias em maio e junho.

Fonte: Daily News

Você viu?

Ir para o topo