EnglishEspañolPortuguês

Sabaneta, na Colômbia, declara-se livre de carroças de tração animal

8 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Depois de Medellín, Cali e Pereira, na Colômbia, declararem-se livres de carroças, agora Sabaneta também estará livre deste tipo de exploração animal.

Faltam apenas dois meses para que os carroceiros recebam uma recompensa monetária da Prefeitura Municipal, em troca da entrega dos cavalos e das carroças, em busca de alternativas profissionais, substituindo as carroças por motocarros.

A medida é parte de um acordo entre as duas partes, cuja decisão final foi tomada na semana passada, durante uma reunião entre o prefeito de Sabaneta, Guillermo León Montoya Mesa, a Sociedade de Melhorias Públicas e os carroceiros.

Durante dois anos se vem tentando chegar a um acordo com eles, visto que na Colômbia a tração animal é uma prática que não é permitida. Em janeiro deste ano, um decreto presidencial proibiu definitivamente os veículos de tração animal, substituindo-os por automotores, como motocarros. Um dos objetivos do país para este ano é o desaparecimento dos veículos de tração animal, devido aos maus-tratos aos cavalos. “Eles são tratados sem consideração, como se fossem apenas animais de trabalho”, disse a secretária de Meio Ambiente de Sabaneta, Claudia Patricia Escobar Montoya.

A secretária observou também que os motoristas não respeitam as regras de trânsito, de modo que se tornam um problema nas ruas, “especialmente se considerarmos que alguns deles consumiam álcool durante a condução automóvel”.

A decisão, segundo o secretário de Governo de Sabaneta, Mauricio Velásquez Correa, trará benefícios para os animais, os carroceiros e o meio ambiente.

Com informações de AnimaNaturalis

Você viu?

Ir para o topo