EnglishEspañolPortuguês

Parque da África do Sul faz campanha para promover a preservação de leões

8 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+


Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM


O Sundown Ranch Lion Park, que  fica a 15 minutos da base da Inglaterra na África do Sul, está em campanha para atrair os vizinhos famosos para ajudar a promover o trabalho de preservação da espécie.

“Ouvi dizer que Beckham e alguns jogadores virão aqui, mas não tenho certeza. Tomara que sim. É importante que as pessoas nos visitem para ter contato com os leões e aprender mais sobre eles”, afirmou o guia Junior, que trabalha há dez anos no parque, com os leões.

O Sundown Ranch é simples e a visita dura menos de uma hora, com a entrada ao preço de 30 rands (R$ 7). O parque conta com 42 leões e é possível entrar na área dos filhotes e tirar fotos com leoas entre quatro e oito meses de idade.

A partir de um ano de idade, eles deixam de ter contato com os visitantes e passam a viver numa área cercada, aprendendo a caçar e socializar com outros leões. Depois dos seis anos, são levados para um local próximo às reservas naturais. De lá, após um período de adaptação, são soltos no seu habitat natural.

“Enquanto estão aqui, eles são alimentados por um caminhão que entra na área deles com pedaços de carne colocados na caçamba. São os próprios leões que pulam na traseira do caminhão para buscar suas refeições. Eles nunca são alimentados por pessoas para que não associem seres humanos a comida”, disse Junior, enquanto um dos filhotes tentava dar mordidas em sua mão para brincar com ele.

“Mesmo tendo convivido com muitos deles, são animais selvagens e é preciso respeitá-los. Eu deixo de me aproximar dos leões quando têm, no máximo, 18 meses. A partir daí, uma pessoa já não tem qualquer chance se for atacada” contou o guia.

O objetivo do parque é garantir a sobrevivência dos leões numa fase em que normalmente apenas 30% deles sobrevivem. Por causa da caça e da diminuição das florestas, esse é considerado um meio eficaz de garantir a preservação da espécie. Os animais criados no Sundown Ranch e soltos na natureza são rastreados por um colar. Segundo o parque, os números mostram que 60% deles conseguem se adaptar e sobreviver no ambiente selvagem.

Com informações da Globo.com

Você viu?

Ir para o topo