Doe agora

Mais dois cinemas japoneses cancelam estreia do documentário "The Cove"

8 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

De acordo com o jornal americano Washington Examiner, dois outros cinemas no Japão cancelaram as sessões do documentário The Cove, que ganhou o Oscar e mostra o massacre de golfinhos num vilarejo japonês.

Foto: NY Press

Nos últimos meses, manifestantes com megafones têm gritado slogans na frente do prédio da produtora Unplugged, distribuidora de The Cove, criticando o filme como traição ao orgulho japonês.

A Unplugged disse na sexta-feira que o cancelamento da exibição do filme em cinemas de Tóquio e Osaka foi motivado por preocupações com a segurança dos espectadores e dos prédios vizinhos. O cinema de Tóquio em que o filme estrearia na sexta mudou de ideia na quinta após receber ligações raivosas e ameaças de manifestantes.

Alguns japoneses acreditam que matar golfinhos e baleias seja parte de uma “cultura culinária” e se irritam com os esforços estrangeiros em proteger a espécie.

The Cove foi mostrado no Tokyo International Film Festival em outubro e em pequenos eventos no Japão, mas não foi liberado para o povo em geral. A versão japonesa distorce alguns rostos na tela para evitar atentados.

A Unplugged disse que estava planejando com outros cinemas para exibir o filme, mas não foram dados detalhes adicionais.

Você viu?

Ir para o topo