EnglishEspañolPortuguês

LPN vence prêmio "10th Mediterranean Honorific Award" pela conservação das aves estepárias

8 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A LPN venceu a 10ª edição do prêmio “Mediterranean Honorific Award” com o projeto “Sinergias para a conservação de aves estepárias em Castro Verde (Portugal)”, no âmbito do seu Programa Castro Verde Sustentável. A cerimônia de entrega do prêmio decorreu em Tarragona (Catalunha, Espanha), no dia 4 de Junho.

Este prêmio é atribuído pela Mediterrânia CIE (Organização Não Governamental de Ambiente da Catalunha) e pelo MIO-ECSDE (Mediterranean Information Office for Environment, Culture and Sustainable Development) a entidades da região do Mediterrâneo que desenvolvam projetos inovadores na conservação de áreas naturais que promovam a diversidade biológica.

O projeto, agora premiado abrange o trabalho desenvolvido pela LPN desde o início dos anos 1990 na região de Castro Verde (Baixo Alentejo), para a conservação de espécies de aves estepárias ameaçadas, como a abetarda, o sisão, o peneireiro-das-torres, o rolieiro ou o tartaranhão-caçador.

Em Portugal, as aves estepárias representam a comunidade de aves terrestres com o maior número de espécies com estatuto de conservação ameaçado a nível nacional e internacional. Estas aves dependem da manutenção de sistemas agrícolas extensivos cerealíferos e de pastagens.

O trabalho de conservação da biodiversidade efetuado pela LPN em Castro Verde contabiliza quase duas décadas e conta com o empenho de diversas parcerias locais, desde agricultores e proprietários a autoridades governamentais locais.

A LPN tem o compromisso da gestão direta das cinco Reservas da Biodiversidade que possui (cerca de 1.700 hectares), mas a intervenção na conservação das aves estepárias abrange os 85 mil hectares que estão classificados como Zona de Proteção Especial (ZPE) da Rede Natura 2000 (Rede Europeia de Espaços Naturais).

Este é um trabalho de longo prazo pela proteção da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável, que tem permitido ações de conservação continuadas com reflexos positivos nas aves, cujas populações estão recuperando.

A LPN encara o prêmio, com o qual foi agraciada, como um reconhecimento a toda a equipe que trabalha em Castro Verde, bem como aos diversos parceiros locais que diariamente prestam um contributo para a conservação das aves estepárias nesta região do país.

Fonte: Barlavento

Você viu?

Ir para o topo