EnglishEspañolPortuguês

Especialistas testam sistema inovador para monitorar aves marinhas

7 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Especialistas portugueses e de outros países testam sistema inovador para monitorar aves marinhas. O projeto teve início na semana passada, quando o grupo de especialistas chegou ao Corvo, em Portugal.

“Estamos utilizando um radar idêntico ao dos aeroportos, mas com as definições reguladas para apanhar aves”, salientou Pedro Geraldes, que coordena o projeto, frisando que, inicialmente, a maior dúvida dos especialistas era saber se conseguiam distinguir as aves no radar.

Nos primeiros dias, os trabalhos percorreram em terra, em vários locais da ilha mais pequena dos Açores, tendo as experiências passado para o mar no domingo, com recurso a um barco alugado a pescadores locais para analisar as falésias do Corvo.

“As primeiras conclusões indicam que as falésias são muito mais utilizadas do que o topo da ilha”, adiantou Pedro Geraldes, frisando, no entanto, que as conclusões finais deste projeto apenas devem ser conhecidas dentro de alguns meses.

Este sistema de radar pode ser a solução para monitorar aves marinhas mais difíceis de observar, seja porque voam muito alto ou porque apenas aparecem à noite. Pedro Geraldes espera que esta experiência permita que se consiga determinar o número de aves que utilizam as falésias do Corvo e quais os locais que preferem.

O projeto que ocorre na mais pequena ilha açoriana está dirigido aos cagarros – a ave marinha mais abundante dos Açores -, mas segundo este especialista, pode vir a ser utilizado “para outras espécies, noutras alturas do ano”.

“Estamos tendo resultados muito positivos”, afirmou Pedro Geraldes, admitindo que esta parece ser “uma técnica viável” para a monitoramento de aves marinhas.

Fonte: AO Online

Você viu?

Ir para o topo