EnglishEspañolPortuguês

Salvando Sammy: uma história de amor e dedicação

6 de junho de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Muitas das notícias de cães que compartilhamos com os leitores tratam de casos trágicos de abuso, negligência e abandono. Lembretes de atitudes cruéis que as pessoas dispensam a um grande companheiro dos seres humanos.

O acontecimento da matéria de hoje é trágico, porém a história geral é de aquecer o coração, não apenas pela sobrevivência do cão, mas pelo amor evidente do tutor por seu amigo, e dedicação que demonstrou repetidas vezes.

Sammy, o golden retriever de seis anos, é muito querido pelo companheiro Mike Carnes, assim como por outros humanos da comunidade. Aliás, quando Mike volta de viagem costuma ter dificuldades em convencer quem ficou cuidando de Sammy a devolvê-lo, pois o cãozinho é cativante o suficiente a ponto de qualquer um querer adotá-lo para si.

foto de Sammy no colorado
Foto: Mike Carnes

Mike se refere afetuosamente ao animal como Cão Maravilha. No dia 28 de março, Sammy estava com Mike numa região acidentada na Floresta Nacional do Colorado. Sammy sempre acompanha Mike em seus passeios – seja correndo ao lado da bicicleta, seja caminhando ao seu lado em trilhas.

Nesse dia fatídico, Sammy perdeu o apoio, escorregando dez metros num precipício de 20 a 25 metros de altura. Mike viu seu cão voar pelos primeiros metros e depois o perdeu de vista completamente.

Mike teve contato visual novamente quando correu até a borda do precipício – o que ele viu fez com que passasse mal. Sammy estava caído num berço de neve, um anel de sangue crescendo ao redor de seu corpo.

O que aconteceu em seguida foi puramente instintivo e movido por amor. Mike abandonou seu equipamento de montanhismo e desceu escalando o mesmo precipício que seu cão acabara de cair.

Seu pensamento inicial? Chegar ao lado do companheiro para que a cabeça de Sammy pudesse apoiar em seus braços quando morresse. Ele não deixaria seu melhor amigo morrer sozinho.

Depois de chegar até Sammy, Mike descobriu que os ferimentos eram sérios, com risco de morte, mas que o cão tinha uma chance. A uma hora e meia seguinte envolveu Mike batalhando com o terreno ríspido – escalando pedras, árvores e bancos de neve com um cachorro machucado de 30 kg nos ombros.

Mike enfrentou a subida exaustiva com determinação inabalável e Sammy, vivo, acordado e severamente machucado, permitiu que o amigo o carregasse – não se opondo nem brigando uma vez sequer, apesar da dor evidente.

Quando Mike estava na área de cobertura do celular, ligou imediatamente para o veterinário pedindo que estivesse pronto quando Sammy chegasse. A equipe emergencial encontrou Mike e Sammy com uma maca e imediatamente tiveram que aspirar o peito do cachorro para liberar uma bolha de ar do pulmão de Sammy, causada pelo impacto.  Tivesse a dupla chegado 30 minutos depois, Sammy estaria morto.

Exames posteriores revelaram uma fratura na pélvis de Sammy, um fêmur destruído e uma espinha lombar luxada. A condição de Sammy era tocante e não se alterou na semana que seguiu – sua condição física era precária demais para tentarem qualquer cirurgia e o veterinário sequer sabia se ele conseguiria sobreviver.

Felizmente, o corajoso golden retriever melhorou e na outra semana pôde ser operado. O resultado final envolveu múltiplas placas e fios metálicos em sua espinha e fêmur – e um longo e caro caminho para a recuperação.

Cirurgias e cuidados somaram um total que ultrapassava 14 mil dólares. Mike disse que Sammy é como um filho para ele – seu cão é sua família e ele JAMAIS consideraria NÃO salvar sua vida. Incrível alívio, enquanto muitos outros abandonam seus cães como lixo sem valor.

Mike conseguiu levantar fundos para Sammy e criou o Save Sammy Fundraiser no Facebook.  Até agora, ele já arrecadou quase três mil para pagar os cuidados veterinários – uma quantia significativa, porém longe dos 14 mil que precisa.

Hoje, Sammy está encarando fisioterapias com Mike, em casa, assim como uma vez por semana numa clínica especializada. Sammy já está começando a ganhar peso em sua perna destruída – uma grande conquista. Mike continua a trabalhar com ele, providenciando até bolsas de água quente e instrumentos de fisioterapia específicos.

Sammy é um cachorro especial e Mike Carnes, um tutor especial.

 


 

Com informações do Examiner


Você viu?

Ir para o topo