EnglishEspañolPortuguês

Grandes garças embelezam naturalmente parque de João Pessoa (PB)

5 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Lindas garças na lagoa do Parque Solon de Lucena (Foto: Ovídio Carvalho/ON/D.A Press)

A beleza natural do Parque Solon de Lucena, com suas palmeiras imperiais e os ipês amarelos, ganhou um reforço nos últimos dias. A presença de várias garças brancas grandes, que se somaram às que já haviam adotado o local como moradia, presenteia o pessoense com um espetáculo diário. A presença das aves é considerada comum nas cidades, principalmente em áreas úmidas, próximas a lagoas, segundo a bióloga Flávia Conti Nunes, que atua na área de ecologia das aves, no Centro de Pesquisa para a Conservação de Aves Silvestres (Cemave), vinculado ao Instituto Chico Mendes.

Ela explicou que, de forma geral, na época de chuva há uma maior disponibilidade de alimentos. Além disso, para algumas espécies, também é período de reprodução. Esta pode ser a justificativa para que tantas tenham migrado para a capital paraibana. Mas não é apenas no centro da capital que as garças estão presentes. No estuário do Rio Paraíba, próximo a uma fábrica de cimento, elas também podem ser vistas.

“Há um ninhal em uma pequena ilha na lagoa da Fazenda da Graça, área de Preservação Permanente da Cimepar. Em 2004, foram registrados 120 indivíduos. A reprodução é geralmente uma vez por ano”, disse a bióloga.

Fonte: O Norte

Você viu?

Ir para o topo