EnglishEspañolPortuguês

Instituto lança projeto de pesquisa sobre cinco mamíferos aquáticos da Amazônia

4 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
O Inia geoffrensis, ou boto cor-de-rosa, também é chamado de boto vermelho (Foto: Anselmo Daffonseca)

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) lançaram nesta semana o projeto “Mamíferos Aquáticos da Amazônia: Conservação e Pesquisa”. O objetivo é ampliar os estudos científicos sobre as cinco espécies de mamíferos aquáticos existentes na floresta.

O peixe-boi, ou Trichechus inunguis, é o maior mamífero aquático da Amazônia e pode atingir cerca de 2,5 metros e ter até 300 quilos (Foto: Daniel Jordano/Inpa/Divulgação)

As pesquisas começaram nos anos de 1980 com o peixe-boi. Mas outros animais foram menos estudados desde então, como o boto cor-de-rosa e o boto cinza (ou tucuxi), cuja pesca predatória ameaça a espécie e não é fiscalizada por agentes ambientais no Brasil. A lontra e a ariranha também serão pesquisadas.

A Lontra longicaudis, ou lontra neotropical, é encontrada em outros continentes além da América do Sul (Foto: Chiotas/Flickr Creative Commons/Reprodução)

“Resolvemos centralizar todos os estudos em um só projeto. Agora, temos uma verba quatro vezes maior do que a que costumávamos ter”, diz o diretor da Ampa, Jone César Silva.

As ariranhas, cujo nome científico é Pteronura brasiliensis, existem na região amazônica e no pantanal brasileiros (Foto: Inpa/Divulgação)

A verba anual para estudar os mamíferos chegava a R$ 300 mil. Nessa nova etapa, o projeto passa a receber R$ 3 milhões pelo período de dois anos.

Fonte: Portal MS

Você viu?

Ir para o topo