EnglishEspañolPortuguês

Espuma contamina águas do Ribeirão Preto e ameaça milhares de peixes em SP

4 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma espuma branca formou uma grande mancha no percurso do Ribeirão Preto, que passa pelo Centro da cidade com o mesmo nome, nesta sexta-feira (4). A contaminação pode afetar todo o ecossistema, já que, além dos peixes, aves e animais dependem do Ribeirão para a sobrevivência. Em meio à espuma, milhares de peixes subiam à superfície para buscar oxigênio.

A suspeita é de que uma substância química tenha sido descartada irregularmente por alguma indústria da região do bairro Vila Virgínia, em Ribeirão. A imagem dos peixes agonizando chocou e preocupou os moradores. Alguns deles ainda se esforçaram para tentar salvar os peixes que estavam próximos da margem.

Técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) percorreram vários trechos do curso d’água colhendo amostras para análises que serão feitas em laboratório. A Secretaria do Meio Ambiente vai investigar o caso e os responsáveis deverão ser multados. O resultado das análises deve ficar pronto em uma semana.

Neste sábado (5), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para a ambientalista Cláudia Perencin, o fato da contaminação no Ribeirão Preto é motivo de tristeza e ela não vê motivos para comemorações.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo