Japão boicota documentário sobre caça de golfinhos


O documentário The cove, vencedor do Oscar da categoria em 2010, não será mais exibido pelo único cinema que havia se interessado em projetá-lo no Japão.

A sala que colocaria a produção em cartaz desistiu de fazê-lo após receber telefonemas irados e avisos de que as exibições seriam acompanhadas de protesto.

The cove aborda a caça de golfinhos no Japão (uma tradição do país) e mostra como os animais são expostos à violência, uma prática que põe em risco vidas humanas também.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a distribuidora do filme no país, chamada Unplugged, tentará convencer outra sala de cinema a realizar a exibição.

O filme começaria a ser exibido nos cinemas no próximo dia 26, e japoneses o consideram uma afronta aos valores culturais nipônicos. Segundo um funcionário da Unplugged, “o filme definitivamente não é antijaponês. Acreditamos que seja a hora de abrir uma discussão franca e construtiva do problema.”

Muitos japoneses nunca comeram carne de golfinho, mas grande parte dos habitantes do país acredita que caçar golfinhos e baleias seja parte da cultura e da gastronomia locais e se ressente da interferência de estrangeiros na proteção às espécies.

No documentário, filmado em uma área de pesca no Japão, há depoimentos de Ric O’Barry, ex-treinador do golfinho Flipper, da série de TV de mesmo nome. Segundo ele, o filme tem de ser exibido para “espalhar a verdade e fazer a matança parar”.

“Por que eles estão tão assustados com o fato de a verdade sobre a caça de golfinhos vir à tona?”, perguntou ele em um e-mail nesta quinta-feira (3). “Provavelmente porque eles sabem que a matança é uma covardia e cientificamente intolerável.”

Com informações do G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DESESPERO

CONSOLO

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>