EnglishEspañolPortuguês

Organização ambiental lança projeto para preservar peixe-boi

2 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) lança esta noite (2) o projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia: Conservação e Pesquisa. A finalidade é ampliar os estudos científicos para preservar, segundo a organização, as cinco espécies da Amazônia mais ameaçadas de extinção (peixe-boi, lontra neotropical, ariranha, tucuxi (boto-cinza) e boto-vermelho (boto-rosa).

Segundo o ecólogo e diretor da Ampa, Jone César Silva, esses animais são alvo de caça direta e indireta, como é o caso do peixe-boi, que tem a carne bastante apreciada na região amazônica. Muitos chegam ao centro machucados ou órfãos, porque tiveram os pais caçados.

O caso do boto-vermelho é diferente, a carne dele não é consumida, mas serve como isca de pesca. “Estamos nos concentrando em fazer pesquisas de habitat e um acompanhamento intensivo para saber se [as populações de boto] estão diminuindo ou aumentando.

“Procuramos deixá-los em lugares onde não exista histórico de caça ou de pesca”, diz Jones. De acordo com o ecólogo, 10% da população de botos está sendo morta a cada ano, por caça predatória. Jones destaca que o peixe-boi e o boto-vermelho, mais conhecido como boto-rosa, são os mais ameaçados.

Ele disse que o projeto tem parcerias com outros órgãos de fiscalização e combate a caça e pesca dos animais, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCT), porém o objetivo é a preservação por meio da educação ambiental.

“Pretendemos montar uma rede de estudos e incentivo à preservação desses animais que vêm sendo ameaçados há muito tempo, e consequentemente pretendemos [alcançar] a preservação de outros animais indiretamente”, destacou.

Fonte: DCI

Você viu?

Ir para o topo