EnglishEspañolPortuguês

200 pássaros silvestres são soltos em Aquiraz (CE)

2 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Os pássaros foram soltos em uma fazenda cadastrada pelo Ibama (Foto: Iana Soares)

Depois de morarem em pequenas gaiolas e serem comercializados ilegalmente em feiras de todo o Estado, cerca de 200 pássaros silvestres puderam voltar a voar livremente, na manhã de ontem. A superintendência do Ibama/CE realizou a soltura das aves em uma fazenda de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. A ação faz parte da comemoração da Semana do Meio Ambiente, que segue até o próximo sábado, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.

O superintendente do Ibama/CE, João Juvêncio, diz que a ação é uma oportunidade de conscientizar as pessoas para que evitem a compra de animais silvestres. “Fazemos soltura o ano inteiro. Agora, na Semana do Meio Ambiente, queremos sensibilizar as pessoas e dar um retorno, mostrar para onde vão os animais apreendidos”, afirma.

Segundo Juvêncio, os animais apreendidos pelo Ibama/CE são soltos apenas em propriedades cadastradas pelo órgão. “É preciso que os criadores garantam a segurança dos animais para que eles não voltem a ser capturados”, diz. No Ceará, somente dez áreas estão habilitadas para receber esses bichos. Uma delas é a fazenda na qual foi feita a soltura na manhã de ontem. O superintendente lembra ainda que, antes de serem devolvidos à natureza, os animais são tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). “Como são animais vindos de comercialização irregular, perdem a capacidade física. Precisamos recompor a alimentação deles”, afirma.

O chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro, diz que 138 dos quase 200 pássaros silvestres chegaram ao instituto na última semana a partir de uma apreensão da Polícia Federal, em Canindé.

Aos poucos, o canto dos passarinhos soltos começou a ecoar pela fazenda. O proprietário, Lourival Assunção Tavares comemorava a ação. “Isso é uma festa pelo meio ambiente”. A fazenda tem viveiros onde são criados pássaros e mamíferos. Equipes de biólogos e veterinários cuidam dos animais. “Eles chegam debilitados. Aqui são cuidados e até se reproduzem”, diz. Tudo com autorização e acompanhamento do Ibama.

Enquanto os pássaros ganhavam a liberdade, o analista ambiental do Ibama, Rômulo George Silveira, se transformou no palhaço Bem-te-vi para lembrar que todo animal comercializado ilegalmente é maltratado. A ideia era conscientizar os alunos do 1º ano da escola Telina Matos Pires, que visitavam a fazenda na manhã de ontem.

Fonte: O Povo On Line

Você viu?

Ir para o topo