EnglishEspañolPortuguês

Alimentação é 'fonte da juventude' para os cachorros

1 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Getty Images

Como os humanos, os cachorros sofrem os efeitos da idade. Os sintomas incluem a perda de memória e da capacidade de aprendizagem. Mas, como na medicina, a veterinária tem buscado soluções para retardar o envelhecimento dos animais. Um estudo canadense publicado no British Journal of Nutrition sugere que a alimentação pode ser fundamental nesse processo.

De acordo com os especialistas, os cachorros com mais de sete anos sofrem com a redução na atividade cerebral, já que as células do cérebro perdem a habilidade de usar a energia da glicose de maneira tão eficiente como faziam quando eles eram mais novos. Essa redução afeta diretamente as atividades diárias do cão, provocando pequenas mudanças no comportamento do animal, como a falta de atenção e a lentidão para realizar tarefas.

A novidade trazida pelos cientistas da Universidade de Toronto é que uma alimentação anti-idade, baseada em óleos vegetais, como o de coco, pode retardar o envelhecimento, melhorar a memória do animal e aumentar sua capacidade de aprendizagem. A dieta das gorduras especiais – conhecidas como triglicerídeos de cadeia média (TCM) – permite que elas sejam facilmente convertidas em energia que, absorvida pelo cérebro, fornece combustíveis que ajudam no funcionamento das atividades cerebrais.

Para ajudar seu cão a envelhecer com saúde, os veterinários aconselham a buscar entre as rações disponíveis no mercado aquelas que contenham alimentos com suplementos. Mas alertam que só isso não basta.

“O primeiro passo para combater o envelhecimento é aceitar que o animal está ficando velho. Os tutores geralmente vivem negando isso. Eles sabem que o cachorro já está apresentando sinais de envelhecimento mas insistem em ignorá-los”, afirmou, ao jornal britânico The Telegraph, o veterinário Barton Stephen. “Uma dieta correta para um labrador de sete anos, que na contagem humana já estaria próximo dos 50 anos, pode ajudar a mantê-lo jovem por mais tempo”, finaliza.

Fonte: Veja.com

Você viu?

Ir para o topo