EnglishEspañolPortuguês

Ursos torturados para extração de bile são resgatados na China

3 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Dez ursos-negros-asiáticos foram resgatados de uma fazenda na província de Shandong, na China, por uma organização de defesa dos direitos dos animais. Os animais eram mantidos para coleta de bile.

Segundo a Animals Asia Foundation, tubos de metal eram inseridos na vesícula biliar dos ursos para retirar a secreção. A bile de urso é muito usada pela milenar medicina tradicional chinesa para tratar problemas de fígado, infecções nos olhos, febre e outros sintomas.

A libertação só foi possível depois de negociações entre a ONG e autoridades do governo. Ativistas afirmam que esta seria a última fazenda de produção de bile da província de Shandong. Ao todo, 20 províncias chinesas já não têm mais este tipo de atividade.

Vários animais apresentavam feridas abertas no abdômem ao serem retirados das jaulas. De acordo com os ativistas, alguns se balançavam nas jaulas para aliviar a dor.

Os ursos resgatados foram levados para um abrigo para animais, mas um deles estava tão fraco que teve de ser operado ainda no caminho, na beira da estrada.

A Animals Asia Foundation foi fundada há 12 anos e já resgatou quase 180 ursos, fechando mais de 40 fazendas de extração de bile. O material tem grande demanda na China, no Japão e na Coreia, mas atualmente, segundo ativistas, já existem 50 substitutos naturais e sintéticos.

Fonte: Terra


Você viu?

Ir para o topo