EnglishEspañolPortuguês

Secretaria de Defesa Animal oferece esterilizações e promove campanhas de adoção

26 de maio de 2010
5 min. de leitura
A-
A+

SEPDA – Comunicação
[email protected]

A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) da cidade do Rio de Janeiro tem como objetivo, desde a sua criação, promover  programas de conscientização da conduta dos cidadãos em relação aos animais. Agora, está com o propósito de difundir essa mensagem para o grande público.

Um dos programas mais requisitados é o Bicho Rio, que oferece esterilização gratuita de cães e gatos desde 2003, o que diminui a quantidade de animais vítimas de abandono nas ruas. Isso porque, ao adquirirem um animal de estimação, muitos tutores não levam em conta a reprodução do animal, gerando filhotes inesperados e o possível abandono da ninhada.

Pensando em evitar essa situação, a SEPDA disponibiliza seis centros cirúrgicos: em Bonsucesso, Campo de Santana, Coelho Neto, Jacarepaguá, Largo do Machado e Realengo; além do Centro Clínico e Cirúrgico, que fica no Centro de Proteção Animal, na Fazenda Modelo, em Guaratiba. Ao todo, são realizadas 180 esterilizações por dia. Este serviço de controle populacional é oferecido somente para os moradores do município do Rio de Janeiro.

Para usufruir desse serviço, é preciso comparecer a uma das unidades citadas e fazer o agendamento, somente nas sextas-feiras, a  partir de 8h. São distribuídas senhas limitadas aos interessados para que a esterilização seja marcada para a semana seguinte. É necessário levar identidade e comprovante de residência (o animal não deve ser levado neste dia).

Outra iniciativa da Secretaria é a campanha educativa Adotar é o Bicho!, que acontece semanalmente em diferentes pontos da cidade e tem como principal objetivo promover a adoção consciente de animais vindos de colônias e/ou vítimas de abandono e que precisam de um novo lar. São colocados para adoção cerca de trinta animais, já examinados, esterilizados e em perfeito estado de saúde, depois de um período de quarentena e monitoramento pela equipe médica da SEPDA.

Quem se interessar em adotar deverá portar, no local da campanha, identidade, CPF, comprovante de residência além de passar por uma entrevista com o veterinário que estará no local. Quem não puder comparecer à campanha, pode encontrar outros animais para adoção no Centro de Proteção Animal, na Fazenda Modelo, aberta diariamente, das 9h às 17h, na Estrada do Mato Alto, 5620, Guaratiba, Rio de Janeiro.

A SEPDA também disponibiliza um número para a população ligar e denunciar maus-tratos e abandono de animais, das 9h às 17h: (21) 3402-5417. A Ouvidoria  está localizada no Centro de Proteção Animal, onde fica a Administração e os animais da Secretaria. Este número também dá informações sobre os serviços de esterilização gratuita e adoção de animais.

A SEPDA está na Fazenda Modelo em Guaratiba com o Centro Proteção de Animal e com a sede principal da Secretaria e demais instalações desde 2008. Desde então, oferece diversos serviços veterinários e de apoio aos animais para a população do município do Rio de Janeiro.

Em sua sede, na Estrada da Matriz, a SEPDA possui:

» Administração
» Centro Clínico e Cirúrgico (CECLIN)
» Centro de Manejo de Cães (CANIL)
» Centro de Manejo de Gatos (GATIL)
» Centro de Manejo de Equinos (CURRAL)
» Centro Laboratorial (CELAB)

Na Administração, a SEPDA atende os pedidos da nossa Ouvidoria (de maus-tratos e abandono de animais) e realiza o trabalho básico de adminstração da Secretaria, além de gerenciar os veterinários que trabalham nos centros cirúrgicos.

No Centro Clínico e Cirúrgico (CECLIN) são feitas as esterilizações de cães e gatos gratuitamente, além de atendimento clínico veterinário e cirurgias diversas, exceto as ortopédicas.

Na Fazenda Modelo, a SEPDA conta com os Centro de Manejo de Cães (CANIL), Centro de Manejo de Gatos (GATIL) e o Centro de Manejo de Equinos (CURRAL). Neles, os animais recebidos pela Secretaria, vítimas de maus-tratos e abandono, são tratados em período de quarentena. Assim que os animais estão com a saúde plena, são levados em nossa campanha itinerante Adotar é o Bicho! e ficam disponíveis para adoção no Centro de Proteção Animal.

No Centro Laboratorial (CELAB) a Secretaria oferece cursos profissionalizantes para cuidados com animais em pet shops em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego.

Mais informações

Centros de esterilização gratuita Bicho Rio
Bonsucesso – Avenida Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9, próximo ao Restaurante Popular).
Campo de Santana – Praça da República, Campo de Santana, s/nº.
Coelho Neto – Praça Virgínia Cidade (próximo à estação Coelho Neto do Metrô)
Jacarepaguá – Praça Seca (em frente ao banco HSBC).
Largo do Machado – Praça Central (em frente à cabine da Polícia Militar, próximo à Estação Metrô).
Realengo – Praça Padre Miguel (Paralela à Avenida Santa Cruz, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição).

Centro Clínico e Cirúrgico no Centro de Proteção Animal
Oferece consultas veterinárias e cirurgias, exceto as ortopédicas.

Fazenda Modelo – Estrada Mato Alto, 5620 (ao lado do posto de saúde Maia Bittencourt); Guaratiba.
Tel.: (21) 3402-0388

Ouvidoria SEPDA  para denunciar maus-tratos e abandono de animais:
Tel.: (21) 3402-5417

Mais informações sobre a campanha Adotar é o Bicho! :
(021) 3402-0388

Comunicado sobre a SUIPA

Em virtude de matérias jornalísticas veiculadas no dia 24 de maio deste ano, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais – SEPDA esclarece, por meio deste comunicado, certos pontos que não foram abrangidos:

Por causa do espaço insuficiente na sede da SUIPA, a Prefeitura cedeu, por dez anos, em dezembro do ano passado, o uso de um amplo terreno ao lado da sede da SUIPA e disponibilizou verba para a construção de um novo abrigo, cujo projeto será entregue pela SUIPA nesta quinta-feira, 27 de maio. A licitação da obra feita será realizada pela Fundação Parques e Jardins.

A SEPDA se coloca à disposição para maiores esclarecimentos e também sobre as ações desta Secretaria perante os animais da cidade do Rio de Janeiro.

Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais
Assessoria de Imprensa
Clarisse Chalréo
[email protected]
(21) 2503-2416 / 8909-2134


Você viu?

Ir para o topo