EnglishEspañolPortuguês

Cães e gatos serão castrados gratuitamente em bairros de Sorocaba (SP)

3 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A partir de terça-feira (4) cães e gatos na região da Vila Sabiá serão castrados gratuitamente. O serviço é uma antiga reivindicação não apenas dos moradores que assistem a população de cães e gatos se multiplicando nas ruas da cidade de Sorocaba (SP), mas também das ONGs que pregam a guarda responsável de animais. Podem participar machos e fêmeas, com mais de seis meses de vida. Serão atendidos os bairros Vila João Romão, Vila Zacarias, Bairro dos Morros e Vila Sabiá.

Os moradores interessados devem fazer inscrição terça e quinta-feira, no Centro de Saúde da Vila Sabiá, das 7h às 19h. As castrações serão feitas num espaço cedido Igreja Presbiteriana da Vila Sabiá, sempre nas terças e quintas, nos meses de maio e junho.

O censo animal dos quatro bairros realizados por uma equipe do programa Saúde da família, apontou a proporção de 5,2 habitantes para cada cão e 39 habitantes para cada gato. Dos 2009 imóveis visitados, mais de 40% dos tutores demonstraram interesse em castrar seus animais. Do total levantado, a divisão foi de 51% de machos para 49% de fêmeas e 87% de cães para 13% de gatos.

Desde o final de 2008, quando foi inaugurada, a Unidade de Controle Animal de Sorocaba já realizou 1.439 castrações até o mês de março deste ano. No primeiro trimestre de 2010, 409 cães e gatos foram castrados, numa média mensal para 136 cirurgias.

Em agosto será aberta uma nova fase da castração em mais doze bairros da Zona Norte, todos localizados ao lado direito da avenida Ipanema, nas adjacências da Vila Angélica, Nova Sorocaba e Vila Carol.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo