EnglishEspañolPortuguês

Ativistas fazem manifestação em campanha nacional contra maus-tratos a animais no México

3 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Após uma manifestação onde mais de 300 pessoas protestaram contra os maus-tratos aos animais, em uma passeata realizada pelas principais ruas da cidade de Tepic, no México, ativistas da organização AnimaNaturalis fizeram um ato simbólico, em denúncia ao assassinato do cão de rua, torturado até a morte por três estudantes, cujo vídeo foi divulgado na internet, conforme relatado na ANDA no dia 25 de abril (leia notícia publicada aqui).

Cinco ativistas participaram da simulação, realizada no dia 29, onde um deles ficava deitado no chão, enquanto os outros quatro o golpeavam com pedaços de madeira. A manifestação foi feita em frente ao Palácio do Governo, em Tepic.

Manifestação em Tepic, no México (Foto: AnimaNaturalis)

A manifestação também teve o objetivo de chamar a atenção dos legisladores para implementar reformas na Lei de Proteção à Fauna no Estado de Nayarit, que não estabelece sanções para atos tão cruéis, como no caso do cãozinho de rua, que ficou conhecido como “Callejerito”.

A manifestação atraiu a atenção das pessoas que circulavam pela área, que registraram o ato por meio de fotografias e vídeos. Vários meios de comunicação fizeram entrevistas com o grupo de ativistas e documentaram a manifestação, que foi transmitida pela televisão local de Nayarit.

A grande maioria das pessoas que assistiram ao ato recebeu um folheto informativo sobre o caso e manifestou seu apoio, mostrando-se comovida ao observar a brutalidade que os ativistas tentaram transmitir na simulação.

Ativistas também protestaram em Monterrey

Quinze ativistas da AnimaNaturalis fizeram uma manifestação na Praça dos Heróis, em frente ao Palácio do Governo de Monterrey, em Nuevo León, também no México. Os ativistas denunciaram o caso do “Callejerito”, enquanto exibiam cartazes exigindo direitos para os animais.

Manifestação em Monterrey (Foto: AnimaNaturalis)

Os ativistas de Monterrey realizaram a manifestação simultaneamente com a de Tepic, em apoio a uma campanha nacional pela incorporação dos maus-tratos a animais à legislação penal, tanto federal como estadual.

Em Monterrey, a resposta da população também foi muito satisfatória, e os meios de comunicação fizeram uma cobertura ao tema, alcançando milhares de pessoas, o que dará impulso à campanha contra a impunidade nos casos de maus-tratos a animais.

Assista ao vídeo com a reportagem da manifestação de Monterrey clicando aqui (em espanhol).

Com informações de AnimaNaturalis de Tepic e Monterrey

Você viu?

Ir para o topo