EnglishEspañolPortuguês

Projeto açoriano para salvar ave rara é premiado em Bruxelas

31 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O projeto LIFE Priolo, para salvar esta pequena ave que só existe no nordeste de S. Miguel, nos Açores, em Portugal, foi distinguido esta segunda-feira (31) com o galardão “Best of the Best Nature”, atribuído aos cinco melhores projetos deste programa da Comissão Europeia.

O prêmio foi entregue em Bruxelas, durante a conferência “LIFE Nature and Biodiversity – Preparing the Future”, distinguindo um projeto que decorreu entre outubro de 2003 e outubro de 2008 na Zona de Proteção Especial do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.

Este projeto tinha como principal objetivo a recuperação do habitat desta pequena ave, por meio da conservação e restauração da floresta laurissilva dos Açores.

As ações de conservação realizadas nos últimos anos permitiram recuperar cerca de 230 hectares de habitat natural do priolo, onde foram plantadas mais de 60 mil plantas produzidas em viveiro.

O priolo é uma pequena ave que apenas existe na zona nordeste da ilha de S. Miguel e que se encontra ameaçada devido ao desaparecimento de uma parte da vegetação natural que constitui o seu habitat natural.

As estimativas indicam que a população desta ave registrou um aumento na sequência das ações desenvolvidas, devendo situar-se atualmente entre 500 e 800 casais, o que levou a uma alteração do seu estatuto de proteção.

Recentemente, o priolo deixou de ser uma espécie “criticamente em perigo de extinção” e passou a ser uma espécie “em perigo de extinção”.

As ações de conservação que permitiram esta melhoria foram realizadas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em colaboração com o Governo Regional dos Açores, os municípios de Nordeste e Povoação, a Universidade dos Açores e a Royal Society for the Protection of Birds, entre outras instituições.

Fonte: TVI 24

Você viu?

Ir para o topo