Animais expostos ao cigarro têm grandes chances de desenvolver tumores e outras doenças


Por Helena Terra  (da Redação)

imagem ilustrativa ironizando o tabagismo com um cão segurando um cigarro entre as patas
Foto ilustrativa: Reprodução/Animals Change

Hoje, dia 31 de maio, Dia Mundial Antifumo, é uma data propícia para ressaltarmos os perigos que o fumo representa para o bem-estar dos animais.

Fumar é comprovadamente prejudicial aos nossos amigos animais. Todos sabemos que fumar faz mal, tanto para quem fuma quanto para os fumantes indiretos, passivos, sejam humanos ou animais.

Um estudo da Tufts University ligou o fumante passivo ao câncer em gatos domésticos. Foi constatado que gatos expostos à fumaça têm o dobro de chance de desenvolver linfoma felino em relação aos que não tiveram contato com fumantes.

O jornal USA Today noticiou o esforço de veterinários, grupos antitabagismo e organismos em defesa dos animais empenhados para alertar aos tutores de cães e gatos os riscos de fumar perto de seus companheiros.

Segundo o veterinário oncologista Aarti Sabhlok, um “animal em um ambiente em que está constantemente exposto ao cigarro pode estar em alto risco de desenvolver tumores.”

Estudos apontam ainda que os cães passivos possuem o triplo de chances de desenvolvem câncer.

Outros perigos incluem alergias, dificuldades respiratórias, inflamação nos pulmões e problemas nos olhos.

Parar de fumar pelos nossos companheirinhos é mais uma prova de que os animais nos mantêm mais saudáveis.

Com informações do Animals Change


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>