EnglishEspañolPortuguês

Programa enfoca o trabalho do Projeto de Proteção aos Grandes Primatas

29 de maio de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Lilian Regato Garrafa (da Redação)

O programa de TV Animal Press esteve no santuário do Projeto GAP  e registrou um pouco da vida e da história dos animais que ali são mantidos.

O GAP é um projeto mundial de defesa do grande primata, fundado nos EUA na década de 1990,  e hoje está espalhado pelo mundo. Pedro A. Ynterian, presidente do GAP no Brasil, há um ano também é presidente do GAP internacional. Ele é o responsável pelo santuário sediado em Sorocaba,que abriga primatas vítimas de maus-tratos  e abuso principalmente em zoológicos e circos e que viveram em confinamento a serviço do entretenimento humano.

Primata vítima de maus-tratos recuperado no santuário do GAP. (Foto:Animal Press)

Cerca de 80 primatas, na maioria chimpanzés, já foram recuperados pelo santuário. A luta atual é pela retirada dos chimpanzés dos zoológicos, já que esses animais praticamente não existem mais em circos no Brasil. Os chimpanzés, segundo Pedro Ynterian, sofrem excessivamente com a exibição ao público e o assédio advindo da exposição. O resultado é uma perturbação mental em todos os animais submetidos a esse constante estresse. Constatado o problema grave psicológico dos animais, eles são encaminhados para que o santuário os recupere. Pedro ressalta que, antes que se crie o problema para depois procurar a solução nos santuários, é preciso que se deixe de criar o problema. Ou seja: que não haja mais chimpanzés em zoológicos.

A reportagem mostra que o santuário procura ao máximo tratar as sequelas geradas pelo sofrimento, mas não consegue erradicar completamente o trauma que o animal irá carregar pelo resto de sua vida.

Pedro Ynterian, presidente internacional do Projeto GAP, em entrevista ao programa Animal Press. (Foto: Animal Press)

O local conta com veterinários, biólogos e oferece todo o cuidado que está ao alcance da equipe voluntária, empenhada em devolver uma parte da dignidade perdida desses animais.

Nove leões, dois tigres e dois ursos também foram recebidos pelo santuário, advindos de circos.

A primeira parte da reportagem pode ser assistida na íntegra neste link: http://www.programaanimalpress.com.br/programa9.html

A segunda parte irá ao ar amanhã (30) às 9h30 pela TV Aberta e estará disponível no site a partir da próxima quarta-feira (2 de junho) na edição 10 do programa.

Serviço:

Programa Animal Press
TV Aberta da Cidade de São Paulo
(somente transmissão a cabo no perímetro urbano de São Paulo)
Pela NET sistema analógico ou digital – canal 9
Pela TVA sistema analógico – canais 72 ou 99 (dependendo do bairro)
Pela TVA sistema digital – canal 186
Todos os domingos às 9h30
Comando: José Jantália
Reportagens: Fábio Paiva
Site: http://www.programaanimalpress.com.br/

Leia também:

Entrevista com Pedro Ynterian na ANDA: https://www.anda.jor.br/?p=47892

Projeto GAP: http://www.projetogap.org.br/

Você viu?

Ir para o topo