EnglishEspañolPortuguês

Família de orcas encalhadas consegue ser resgatada em praia da Nova Zelândia

29 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Uma lágrima de alegria escorreu pelos olhos de Ingrid Visser quando uma orca deu a última batida com a cauda na água antes de nadar para longe da praia Ruakaka, na Nova Zelândia.

A experiente observadora de baleias e expert em orcas de Tutukaka deu um soco no ar e um pulinho de alegria quando a batalha para libertar a baleia macho adulta, chamada Putita, foi bem-sucedida nesta terça feira (26).

Houve uma salva de palmas da plateia, que incluía o pessoal do departamento de conservação, policiais e moradores que assistiram ao resgate na praia, que fica 30km ao sul de Whangarei.

foto das baleias sendo resgatadas: imagem emociona
Resgate emocionou a multidão (Foto: Northern Advocate)

A multidão assistira apreensiva a outras duas orcas respondendo aos apelos de Putita, nadando perto da costa.

Foi a mãe de Putita, Yin, e seu irmão mais velho, Rua, que se arriscaram a se aproximar.

Mas esse foi um conto de baleia que acabou bem.

Às 4h18 da tarde o grupo de resgate conseguiu libertar Putita seguramente. A baleia macho estava encalhada há duas horas e meia.

O alívio de Visser era evidente.

“Recebi uma ligação que dizia haver uma orca encalhada e, quando cheguei lá, reconheci imediatamente quem era. Conheço esse carinha desde que ela era filhote”, disse. “Sua mãe e irmão estavam ali perto esperando por ela. Conheço todas essas baleias, são minha whanau (termo maori para família) Não há nada melhor que isso.”

Visser disse que não é a primeira vez que Putita encalhou e ele fora previamente resgatado em Mangawhai.

O alarme foi dado pelos moradores de Ruakaka Bob Slight e Ashley Osborne, que estavam sentados num banco olhando para o mar quando viram uma grande barbatana dorsal cruzar a praia.

Slight disse que a baleia estava surfando quando se virou e encalhou na praia.

“Parecia que ela estava pegando onda até que ficou preso de lado”, Slight disse. “Ela estava fazendo um chiado barulhento e então os outros apareceram.”

Para Osborne, a visão do mamífero encalhado foi alarmante. “Já os vi surfando antes, mas nunca encalhados. Eles ficam totalmente desamparados.”

A notícia correu rápido e em minutos um grupo já estava reunido para libertar a baleia.

Brain Challenor chegou e coordenou o resgate. 

“Podíamos ouvi-la enviando sinais de angústia. Tínhamos que lutar com as ondas antes de chegar nela. Foi bem difícil”, disse Challenor.

Fonte: NZ Herald

Você viu?

Ir para o topo