EnglishEspañolPortuguês

Julgamento do Capitão Pete Bethune, da Sea Shepherd, começou no dia 27

28 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

O julgamento contra o voluntário da Sea Shepherd Capitão Pete Bethune começou em Tóquio, ontem, 27 de maio. O Capitão Bethune foi preso em março e permanece em uma prisão de segurança máxima em Tóquio. Ele foi preso depois de abordar o baleeiro japonês Shonan Maru 2 em fevereiro para protestar contra o naufrágio do Ady Gil (que ele comandava) assim como protestar contra as atividades baleeiras ilegais do Japão. Ele enfrenta várias acusações, incluindo invasão e dano de propriedade.

O contrário do que dizem muitos relatórios que circulam por aí, o Capitão Bethune não se declarou culpado de nenhuma acusação que esteja enfrentando atualmente. Se esse fosse o caso, não haveria necessidade de um julgamento. Enquanto é verdade que Bethune realmente fez muito do que acusam-no (como abordar o Shonan Maru 2- que é de conhecimento do público), isso não é o mesmo que admitir culpa. O Japão tem um sistema penal diferente do americano.

O capitão Bethune abordou o Shonan Maru 2 para apresentar ao capitão da embarcação uma prestação de contas de 3 milhões em prejuízos referente à destruição do Ady Gil por ação japonesa. Bethune também abordou o navio numa tentativa de fazê-lo parar de matar baleias, e sua atitude realmente fez o Shonan Maru 2 abandonar a Antártica mais cedo.

A firma de direito da Sea Shepherd, Harris & Moure, localizada em Seattle, terá dois de seus advogados em Tóquio durante o julgamento para ambos assistirem a equipe de defesa de Bethune, que é japonesa, e explicar a posição da Sea Shepherd em relação às acusações e à caça de baleias. O diretor da Harris e Moure, Dan Harris, estará disponível em Tóquio para conferências de imprensa.

Steve Dickinson, líder da Harris e Moure na Ásia, atua em Qingdao, China, e estará no julgamento como tradutor e aliado da Sea Shepherd dos Estados Unidos. Dickinson começou a carreira legal numa agência de Tóquio e é fluente em japonês.

Fonte: Sea Shepherd

Você viu?

Ir para o topo