EnglishEspañolPortuguês

Onça é capturada para monitoramento em Uberlândia

27 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma onça-parda do sexo masculino, de aproximadamente 2 anos de idade, foi capturada próximo às margens do rio Araguari, na área de influência do Complexo Energético Amador Aguiar. É o segundo animal desta espécie capturado e monitorado pelo Projeto Onça-Parda do Triângulo Mineiro, uma parceria entre o Consórcio Capim Branco Energia (CCBE) e o Programa de Conservação de Mamíferos do Cerrado. De acordo com os biólogos responsáveis pelo projeto, o animal apresentou características saudáveis e pesa 27 kg.

A onça-parda foi equipada com uma coleira radiotransmissora GPS e está sendo monitorada a partir de um equipamento receptor que fornece informações precisas, como a extensão de sua área de vida, preferências de habitat, tempo e distância de deslocamento, além de horários das atividades desenvolvidas pelo animal. Até o momento, já foram capturados duas onças, um casal de jaguatirica, seis raposas-do-campo, um lobo-guará, dois cachorros-do-mato e uma irara. Destes, são monitorados as onças, as jaguatirica, duas raposas-do-campo e o lobo-guará.

Equipe de monitoramento examina o animal antes de soltá-lo de volta à mata. (Foto: Divulgação)

Segundo a equipe do projeto, informações valiosas já estão sendo colhidas sobre as duas onças capturadas e os outros animais que também são monitorados. “Depois vamos cruzar todas as informações com os dados coletados das armadilhas fotográficas, como disponibilidade de presas, entrevistas com os moradores e dados sobre predação; teremos um quadro mais completo sobre a situação atual destas espécies na região”, disse a bióloga Fernanda Cavalcanti.

Fonte:  Jornal Correio de Uberlândia

Você viu?

Ir para o topo