EnglishEspañolPortuguês

Estudo verifica a distribuição da população canina e felina em Almirante Tamandaré (PR)

27 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou, por meio do Curso de Medicina Veterinária, nos dias 15 e 16 de maio, a Estimativa da População Canina e Felina de Almirante Tamandaré. Durante o final de semana estiveram envolvidas no Projeto 50 pessoas entre acadêmicos de Medicina Veterinária e funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Almirante Tamandaré.
 
O objetivo do estudo é verificar a distribuição da população canina e felina e sua proporção em relação ao número de residências, habitantes e crianças no município. Os resultados apurados servirão de base para a continuidade de ações referentes à Guarda Responsável de Animais, para um programa de controle populacional de cães, gatos e controle de zoonoses, além de contribuir para a redução de doenças transmitidas por estes animais e de acidentes causados por eles (agressões, mordeduras e atropelamentos) .
 
No total, foram aplicados 375 questionários, com 45 questões cada, nas residências visitadas pelas equipes durante os dois dias de trabalho, na Região do Bairro Campina do Arruda. Na segunda etapa do projeto, serão aplicados mais 375 questionários na Região do Centro de Almirante Tamandaré. 

Segundo a Diretora de Meio Ambiente, Maria Alzira Souza Lara, “este trabalho é o resultado de um longo processo que se iniciou em 2009 com o lançamento do Programa Municipal para Guarda Responsável de Animais e está somente no início, pois iremos realizar muitas outras ações”.

Equipe prepara-se para sair em campo em visita às residências. (Foto: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré)

Projetos

Além deste projeto, Almirante Tamandaré será beneficiada no segundo semestre com o Projeto Carroceiros, também da UFPR, e realizará o Concurso do Veterinário Mirim, com o intuito de conscientizar as crianças sobre os problemas dos animais. Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Wilson Muraro, “é importante agradecer e destacar o trabalho tanto da equipe quanto dos acadêmicos de Medicina Veterinária, em especial ao Prof. Dr. Alexandre Biondo, coordenador dos projetos. Almirante Tamandaré nunca contou com uma parceria como essa, voltada para o controle de animais.”

Fonte: Agora Paraná

Você viu?

Ir para o topo