EnglishEspañolPortuguês

Suipa: vereadores já têm assinaturas para CPI

26 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A investigação pela Câmara de Vereadores das denúncias de maus-tratos contra animais e desvios de recursos na Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) ganha força na Casa, que nesta terça-feira recebeu dois pedidos de abertura de CPI. Os vereadores Elton Babu (PT), da base do governo, e Eider Dantas (DEM), da oposição, conseguiram as assinaturas necessárias – no mínimo 17 – para pedir a instalação da comissão. Os problemas na Suipa, que funciona no Jacarezinho, já são apurados pelo Ministério Público estadual, que constatou, durante vistoria na semana passada, a precariedade do abrigo. As péssimas condições contrastam, segundo o MP, com as doações recebidas, que totalizam R$ 12 milhões nos dois últimos anos.

A presidente da Suipa, Izabel Cristina Nascimento diz ver com estranheza a abertura de uma CPI. “Achei estranho. Se a Suipa nunca recebeu nada do poder público, como eles vão fazer uma CPI? O dinheiro que está nos balanços da Suipa é recebido somente de sócios e simpatizantes. Vivemos de doação das pessoas que se cadastram e fazemos um trabalho de utilidade pública, que é obrigação dos órgãos públicos”, afirma Izabel, na presidência há 17 anos.

Elton Babu garante que a Câmara tem poder para fiscalizar a entidade. Já Eider Dantas quer que a CPI apure não só o uso de verbas públicas pela Suipa – cujo abrigo será ampliado pela prefeitura num terreno cedido pelo município -, como as ações municipais na área de defesa dos animais. Ele diz ainda que a associação é beneficiada por verbas de emendas de vereadores.

O presidente da Câmara, vereador Jorge Felippe (PMDB), é quem vai decidir se abre ou não a CPI. A tendência, de acordo com vereadores, é pela instalação da comissão.

Fonte: O Globo


Você viu?

Ir para o topo